Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Ciências Econômicas da UFPI comemora 40 anos
Início do conteúdo da página

Curso de Ciências Econômicas da UFPI comemora 40 anos

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

logo40decon

Na próxima quarta-feira (02), o curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Piauí comemora 40 anos. A data será celebrada com uma homenagem a professores que já passaram pelo curso. A programação conta ainda com palestra do Prof. Edson José de Castro Lima, um dos fundadores do curso. A solenidade acontecerá no Cine-Teatro da UFPI, às 16h.

Na oportunidade serão lançados o Informe Econômico comemorativo aos 40 anos do curso e o livro "Economia Solidário no Piauí", organizado por professores e estudantes.

O curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Piauí nasceu nos primeiros anos da Instituição e teve suas atividades ampliadas para além do ensino, desenvolvendo pesquisa e extensão com fortes vínculos com a sociedade. 

De acordo com a professora Romina Julieta Sanches, doutora em economia e chefe do departamento de Ciências Econômicas da UFPI, as conquistas alcançadas são um reflexo do comprometimento dos professores com a ética em educar e a formação cidadã.

“Temos em nossos quadros profissionais aptos à intervenção social e atentos ao desenvolvimento regional. Neste processo, a qualificação do corpo docente foi determinante para os avanços conquistados por todos”, destaca Sanches, ressaltando que a maioria dos professores é oriunda do próprio Curso de Economia. “Atualmente, predominam professores doutores que atuam, além da graduação, em programas de pós-graduação da IES”, afirmou Sanches.

Ainda, segundo a professora, a sólida formação teórico/histórico/instrumental dos discentes; bem como a oportunidade de aprimorar os conhecimentos por meio de participação em programas de pesquisa e extensão, juntando-se à orientação de uma formação transformadora e ética proporciona resultados diretos na vida profissional dos egressos. 

Lançamento do livro “Economia Solidária no Piauí” 

Abordando o tema empreendimentos econômicos solidários do Estado e as orientações para o fortalecimento desses negócios, o livro “Economia Solidária no Piauí” será lançado nesta quarta-feira (02), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), às 16h, marcando o aniversário de 40 anos do Curso de Economia da Instituição.

capalivroeconomia

Capa do livro "Economia Solidária no Piauí"

A obra, que é organizada pelos professores do Departamento de Ciências Econômicas (DECON) da UFPI Solimar Oliveira Lima, Romina Paradizo e Juliana Portela do Rego Monteiro, apresenta o mapeamento e a caracterização dos empreendimentos econômicos solidários no Piauí, fornecendo, de forma didática, clara e ilustrada, orientações para o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários.

Segundo a Profa. Dra. Romina Paradizo, o DECON já trabalha com economia solidária desde 2009, com o Prof. Dr. Solimar Oliveira Lima. “Hoje temos o núcleo de pesquisa e extensão em economia solidária (NUPEES). Dada essa experiência, percebemos algumas fragilidades comuns aos grupos de economia solidária. Dessa forma, aproveitamos a equipe de professores e alunos envolvidos no NUPEES e resolvemos fazer esse livro, para mostrar alguns resultados do mapeamento realizado pelo Núcleo e apresentar orientações para o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários. É importante ressaltar o comprometimento e a participação dos discentes do curso. Sem nossos alunos, esse projeto não teria sido possível”, explica.

O Departamento de Ciências Econômicas tem, historicamente, contribuído com o enriquecimento do conhecimento e da crítica não só no estado do Piauí, mas também nacionalmente, com obras como o Informe Econômico, publicado desde 1997. “O livro "Economia Solidária no Piauí" vem para reforçar o compromisso que o DECON e a UFPI tem com a comunidade, de expansão do conhecimento para além dos muros da Universidade. Poder contribuir para o desenvolvimento da economia piauiense é o maior objetivo do DECON, inclusive através dessa publicação”, conclui a professora.

Fim do conteúdo da página