Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Floriano: NEDET/UFPI apoia programa que beneficia pequenos produtores rurais

Floriano: NEDET/UFPI apoia programa que beneficia pequenos produtores rurais

DSC00116

O coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal do Piauí (NEDET/UFPI), professor  Erlon Barros, e equipe realizaram visita técnica ao Município de Socorro do Piauí, com o intuito de conhecer o Programa Municipal de Incentivo para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar, desenvolvido pela prefeitura do município em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER). A visita foi realizada na última quarta-feira (24).

O Programa é formado de vários projetos integrados de convivência com o semiárido que vão desde a produção de palma forrageira à fenação do mata-pasto, uma planta da família das leguminosas encontrada abundantemente em campos abertos e pastos do Piauí no período das chuvas. No processo de fenação, o mata-pasto passa por uma prensa artesanal para fazer os fardos que serão estocados para garantir a sustentabilidade alimentar dos animais durante a época da estiagem. A coordenação do programa é feita pelo supervisor territorial do Emater, João Carlos Roldão.

prof erlon

Professor Erlon Barros (Foto: divulgação)

“Outro projeto que merece destaque é a prática de mecanização da Agricultura Familiar, por meio da utilização de motocultivadores, equipamentos de pequeno porte, práticos de manusear, preços acessíveis e baixo consumo de combustível, para facilitar a execução de várias tarefas do dia-a-dia no cultivo da terra em pequenas propriedades”, informou o professor Erlon Barros.

Segundo o professor Erlon Barros, o NEDET/UFPI ajudará a difundir esses projetos pelos 19 municípios do Território, por meio do incentivo ao fortalecimento da rede de parcerias locais e de assessoria técnica aos Municípios e Entidades de Agricultores Rurais no processo de elaboração de propostas de projetos para a concorrência em editais públicos, como os da Ação de Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (PROINF), operacionalizada pelo  Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

DSC00159 1

Equipe do NEDET/UFPI em visita técnica

A visita técnica aconteceu na propriedade rural do senhor Raimundo Lázaro e contou com a presença autoridades políticas locais, Coordenação Executiva do Colegiado Territorial do Vale dos Rios Piauí e Itaueira, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), Emater Estadual, Banco do Nordeste, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Associação dos Vaqueiros de Socorro do Piauí, dentre outros.

NEDET/UFPI

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal do Piauí (NEDET/UFPI) do Vale dos Rios Piauí e Itaueira é um projeto de iniciativa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano, e tem como objetivo principal contribuir com o desenvolvimento sustentável dos 19 municípios constituintes do referido território.