Estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí apresentarão trabalhos científicos no 2º Congresso Brasileiro de Farmacêuticos Clínicos (PCARE/FARMABR), na cidade de São Paulo, no período de 5 a 7 de julho.
Os alunos participam do Programa de Atenção Farmacêutica (PAF/UFPI), estágio na Farmácia Escola da UFPI e Iniciação Científica Voluntária (ICV). Os trabalhos enviados são na área de terapia HIV/AIDS, atenção farmacêutica e farmacotécnica. Seguem abaixo os títulos dos 06 (seis) trabalhos aprovados pelo grupo para apresentação no congresso:
Dos 110 trabalhos aprovados para este congresso, 9 trabalhos foram escolhidos para apresentação oral e irão concorrer aos prêmios Maria Aparecida Pourchet - Campos e Academia Nacional de Farmácia. Dentre estes, um trabalho selecionado foi desenvolvido por alunos egressos da UFPI, orientado pelo Prof. Msc. André Luis Menezes Carvalho. O trabalho, intitulado Adesão combinada de diferentes métodos de adesão ao treinamento antirretroviral de pacientes HIV/AIDS, foi fruto de um trabalho de conclusão de curso do egresso Pablo Ricardo Barbosa Ferreira, realizado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDNTP), com usuários da terapia antirretroviral. A UFPI estará bem representada no evento, pois alunos do LAPNEX, também, aprovaram trabalhos e ao todo 12 trabalhos do curso de Farmácia da UFPI estarão presentes no evento.
Para o coordenador do PAF, a aprovação desta quantidade de trabalhos e a seleção para apresentação oral em um congresso científico é reflexo de um esforço coletivo, para propiciar inovadoras investigações no Estado no Piauí, na área de atenção farmacêutica. Além disso, vislumbrar no futuro a participação efetiva de farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, disponibilizar um profissional de saúde a população com conhecimentos técnicos, humanísticos e compromissados com a comunidade assistida.