Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Assessora Internacional da UFPI participará de curso nos Estados Unidos

Assessora Internacional da UFPI participará de curso nos Estados Unidos

Buscando estimular o crescimento da internacionalização, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) estará presente no “EducationUSA Leadership Institute #1: U.S. Graduate Education”. A participação, que será por meio da Assessora Internacional da Instituição, Profa. Dra. Beatriz Gama, tem por finalidade desenvolver políticas de intercâmbio com instituições de ensino estadunidenses, sobretudo envolvendo os programas de graduação e pós-graduação.

selecionada

Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama

Além da Professora Beatriz Gama, apenas duas assessoras brasileiras tiveram seus projetos selecionados para participar do curso de internacionalização. “Eu descrevi no meu projeto as ações de internacionalização promovidas pela UFPI nos últimos dois anos, como por exemplo, o Idioma sem Fronteiras, que resulta em uma iniciativa do Ministério da Educação. Dentro da minha proposta, outro ponto ressaltado foi que no passado nós já tivemos uma parceria com uma universidade norte-americana. Então, eu acredito que este seja o momento ímpar para estabelecer uma nova parceria”, afirmou.

O curso será realizado na Portland State University entre os dias 01 e 13 de março. “Eu irei contar com o apoio de um orientador. Ele me auxiliará em como devo proceder para incentivar a internacionalização na UFPI. Uma das medidas, por exemplo, é implementar a disciplina de língua inglesa nos cursos de pós-graduação, visando a fluência do aluno no idioma. E também para que possamos receber estudantes estrangeiros, tendo em vista que as nossas aulas ainda são ministradas apenas em português”, destacou a professora.

O projeto da professora também foca o intercâmbio durante o mestrado e a realização de doutorado sanduíche. “Nós ainda não temos parcerias na pós-graduação associadas com a internacionalização. Dentro desses convênios, o aluno inicia o mestrado no Brasil, e dispõe de um segundo orientador na instituição estrangeira, portanto, você estará fazendo a pós-graduação em dois lugares, e no final receberá a dupla titulação. Eu também preciso ressaltar, que após a implementação dessas ações, os nossos servidores e docentes também terão a oportunidade de participar, uma vez que, a capacitação interna é uma política da atual Administração Superior”, explicou.

Após retornar do curso, Beatriz Gama pretende realizar uma reunião com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PRPG), para posteriormente exibir os resultados em fóruns sobre a pós-graduação.

O “EducationUSA Leadership Institute #1: U.S. Graduate Education” constitui uma iniciativa do Institute of International Education (IIE), entidade também responsável por recrutar os estudantes do programa “Ciências sem Fronteiras”. Ao todo 15 assessores internacionais de todo o mundo participarão do encontro.