Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > V Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX) : 2º dia tem exposição de trabalhos

V Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX) : 2º dia tem exposição de trabalhos

Na manhã desta terça-feira (23), o V Seminário de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Piauí (UFPI) prosseguiu com a exposição de pôsteres nos Espaços Rosa dos Ventos. Ao todo, serão apresentadas 214 pesquisas científicas de diversas áreas do conhecimento desenvolvidas por alunos dos projetos de extensão da Universidade.

IMG 2597

Pró-reitor de Extensão da UFPI, Prof. Dr. Miguel Cavalcante

Para o Pró-reitor de Extensão da UFPI, Prof. Dr. Miguel Cavalcante, a avaliação dos trabalhos é positiva. ”Se você observar os títulos dos trabalhos apresentados, são todos impressionantes e com relevância social. Isso enche o autor do trabalho de orgulho e satisfação”, ressalta.

IMG 2609

A aluna de Antropologia, Nayra Joseane e Silva Sousa, apresentou o trabalho "Sexualidade em Debate: um Relato de Experiência na Escola"

A aluna de Antropologia, Nayra Joseane e Silva Sousa, apresentou sua pesquisa "Sexualidade em Debate: um Relato de Experiência na Escola", na qual debateu temas relacionados a sexualidade. “Esse trabalho foi realizado na escola Coelho Neto, no interior do Maranhão, onde abordamos conceitos como sexo e gênero, além de tabus ligados a temática. Buscamos, como pesquisadores, ultrapassar os muros da Universidade e estreitar relação com as escolas. A partir do momento em que discutimos temas relevantes para debater a sociedade, nós expandimos os muros e problematizamos. Buscamos um ensino plural, inclusivo, humanista, e que discuta temas como preconceito, homofobia, bullying. Nesse projeto, apesentamos imagens, músicas, documentários, além de rodas de diálogos com os alunos”, conta.

IMG 2636

A pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública, Laureni Dantas de França, desenvolveu o trabalho intitulado "A Prática da Amamentação entre Indigenas"

A pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública, Laureni Dantas de França, desenvolveu o trabalho "A Prática da Amamentação entre Indigenas". Laureni observou que as indígenas amamentavam com demanda livre e espontânea. “Para elas o leite materno é vida, e muito importante no primeiro ano de vida da criança. E, para que houvesse um aprofundamento dessa cultura, nós nos batizamos, trabalhamos com arte, cultura, artesanato, fizemos uma pesquisa participativa. Também observamos que na cultura indígena, há grande apoio do pai. Ele vivencia a paternidade desde o nascimento da criança. Ele acredita que o bebe é a multiplicação dele e tudo isso contribui para que exista um vinculo familiar muito forte. Para eles, o leite materno é o alimento da vida”, diz.

IMG 2645

A estudante de Pedagogia do Campus de Parnaíba, Jullyanne Frazão Santana, apresentou o trabalho “Cinema e Educação: Reflexões das Construções nas Experiencias do Projeto de Extensão CMRV/UFPI”, onde observou que o cinema, aliado a educação, é uma ferramente de transformação social. “Realizamos exibição de quinze filmes nas comunidades e, dessa forma, levamos os moradores a refletirem sobre diversas temáticas sociais. Concluímos que o cinema é uma ferramenta efetiva para aguçar o olhar critico reflexivo tanto dos moradores da comunidade, quanto de qualquer outro individuo”, explica.