Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lançamento do livro “O escravo na formação social do Piauí”

Lançamento do livro “O escravo na formação social do Piauí”

Com o propósito de universalizar o saber produzido dentro e fora da Universidade, democratizar a informação e confirmar o seu compromisso com a cultura piauiense, a Editora da Universidade Federal do Piauí – EDUFPI realiza o lançamento de mais uma publicação.

A obra “O escravo na formação social do Piauí” – perspectiva histórica do século XVIII”, da autora Tanya Maria Pires Brandão, será lançada no dia 29 de fevereiro no auditório da ADUFPI, às 19h, contando também com o apoio do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB) e da Associação dos Docentes da UFPI (ADUFPI).

tanya mariaa

Profa. Dra. Tanya Maria Pires Brandão

Segundo o Prof. Dr. Francisco Nascimento, o livro tem a contribuir com a pesquisa acadêmica. “O objetivo da publicação é fundamentar as produções acadêmicas nas áreas de História, Antropologia, Sociologia, Economia, dentre outras, sobre a participação dos escravos na História do Estado do Piauí, que em síntese explica o modelo da estrutura social predominante no período da Colônia e Império no território piauiense. Trata-se de uma obra clássica, reeditada com muito profissionalismo pela EDUFPI e de grande importância para historiografia do Piauí”, destacou.

Tanya Maria Pires Brandão

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Piauí (1974), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Ceará (1975), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1984) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Oligarquia, Colônia, Piauí.