Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI participa de ação nacional de combate ao Aedes aegypti
Início do conteúdo da página

Reitor da UFPI participa de ação nacional de combate ao Aedes aegypti

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Na manhã desta sexta-feira (19), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, participou do dia Z de Combate ao Aedes aegypti. A atividade, que faz parte da campanha Ação Nacional na Educação de Mobilização e Combate ao vetor transmissor do vírus Aedes aegypti, foi realizada no Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (CEMTI), João Henrique de Almeida Sousa, no Bairro Morada Nova, em Teresina.

A ação teve a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera; o Governo do Estado do Piauí, Wellington Dias; a Secretária de Educação, Rejane Dias; a Vice-Governadora do Piauí, Margareth Coelho; o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Nouga Cardoso; o Reitor do IFPI, Prof. Dr. Paulo Henrique Gomes de Lima; Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Nerinho; o Diretor de Unidade de Vigilância Sanitária, Herlon Guimarães; o Presidente do SENAI-PI, João Henrique de Almeia Sousa; a Diretora do CEMTI, João Henrique de Almeida Sousa, Djanira Alencar; e outras autoridades políticas, além de estudantes e professores da unidade de ensino.

DSC 0635

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Segundo o Reitor da UFPI, Professor José Arimatéia é de extrema importância a participação da Instituição em atividades que envolvam a comunidade. “A academia é um local de discussão e formação de opinião, então não podemos ficar alheios à campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti. Sem falar que a ação visa debater o futuro do nosso país, tendo em vista os casos de microcefalia”, destacou.

DSC 0713

Ministro, Celso Pansera

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, ressaltou a alegria em poder visitar o Piauí. “O Piauí do ano passado para esse, conseguiu reduzir o número de notificações de casos de dengue, o que resulta em uma referência importante. Então, em um clima com intenso calor e grande concentração de chuva, o ambiente se torna propício para a proliferação do mosquito, mas o Piauí conseguiu diminuir os seus índices, portanto, é preciso reconhecer tal acontecimento”, pontuou.  

Em seu pronunciamento, o Governador Wellington Dias cumprimentou os presentes e ressaltou a contribuição da ciência para o controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegytpi. “Nós estamos apostando que os cientistas brasileiros terão a condição de nos permitir conviver com mosquitos como Aedes aegypti, como já é possível com o mosquito da febre amarela. Ocorre que no momento ainda não temos uma vacina, mas o Piauí, juntamente com a Fiocruz, as universidades e a Secretaria de Saúde, estão testando vacinas no Estado. Então, tenho certeza que logo teremos mais força na luta contra o mosquito”, afirmou.

O Dia de Z de Combate ao Aedes aegypti é promovido pelos Ministérios da Educação, Saúde, Defesa e Casa Civil com mobilizações em todo o Brasil. Para a aluna de Ensino Médio, Jaqueline Dias, esta semana foi responsável por mobilizar a população pela causa. “É muito importante se envolver, ajudando a combater o mosquito. Durante esses dias, andamos pelo nosso Bairro, orientando os moradores, auxiliando a se prevenir contra dengue, chikungunya e a zika”, finalizou.

Confira mais fotos:

DSC 0765

DSC 0770

Fim do conteúdo da página