Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza ações do Dia de Mobilização Nacional da Educação contra o Aedes aegypti

unnamed 9

Ação aconteceu no pórtico do Campus Ministro Petrônio Portella

Com a participação de professores, técnicos-administrativos e os estudantes representados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), na Universidade Federal do Piauí (UFPI) a panfletagem do Dia de Mobilização Nacional da Educação contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Além da ação, houve orientações e dicas de como as pessoas devem agir para prevenir a proliferação do inseto.

unnamed 2

Alunos e técnicos da UFPI durante a panfletagem

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a mobilização das redes pública e privada de educação fará a diferença no combate ao mosquito. “Só na rede pública são mais de 200 mil escolas. Através da sala de aula podemos manter informada a juventude, as crianças e elas levarem para dentro de casa uma nova atitude. O dia é pra todo mundo parar e refletir, mas vai ter que ser uma campanha permanente. Todo mundo tem que gastar 15 minutos por semana para não deixar nada de água parada dentro de casa”, afirmou.

A mobilização integra as ações propostas no Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, firmando no início do mês entre o Ministério da Educação, demais representantes do governo federal, de estados e municípios, além de instituições e organizações públicas e particulares.

UFPI contra o Aedes aegypti

Com o objetivo de reforçar a limpeza e o controle ao mosquito Aedes aegypti, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) dispõe de uma Comissão de Limpeza, responsável por manter o cuidado com a estrutura da Instituição, assim como eliminar os focos de proliferação do mosquito, por meio da limpeza de canteiros e podas de árvores. A comissão, que é composta por João Messias Melo, Francisco Ramalho e Bento Cruz Gomes, é vinculada à Prefeitura Universitária (PREUNI) e foi intensificada no período chuvoso, quando a reprodução do inseto é maior.

Segundo a atual Prefeita Universitária, Maria José Carvalho, a Coordenação de Serviços Operacionais será intensificada, melhorando assim, a limpeza do Campus, bem como a saúde da comunidade. "É preciso orientar técnicos, docentes e estudantes a não jogar lixo a céu aberto, precisamos nos conscientizar de que é necessário usar os métodos de coleta seletiva espalhados por toda a universidade, mantendo assim o bem-estar de toda a comunidade ufpiana", disse.

O Colégio Técnico de Floriano (CTF) também promoveu nesta sexta-feira um "faxinaço" ao redor do CTF e do Campus Amílcar Ferreira Sobral. O "faxinaço" é uma iniciativa do Grêmio Estudantil José Ribamar Leal e tem o apoio do Laboratório de Leitura e Produção e da Direção do CTF.

Confira mais fotos:

unnamed 3