Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Medicina de Parnaíba promove o I Seminário de Articulação, Ensino, Serviço e Comunidade

Com o objetivo de refletir sobre a trajetória do Curso de Medicina, identificando dificuldades e estratégias para superação dos problemas e debater com os gestores municipais a responsabilidade social da Universidade e a importância da participação dos sistemas locais como cenários de prática, é que foi realizado o I Seminário de Articulação, Ensino, Serviço e Comunidade. O evento, que faz parte do processo de desenvolvimento dos docentes do Curso, ocorreu entre os dias 15 e 17 de fevereiro e foi organizado pela Coordenação do Curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) do Campus Ministro Reis Velloso e o Projeto Ensino da Saúde/CAPES.

1medicina

Professores na Oficina de Atenção Primária

O seminário teve início com uma Mesa Redonda, para a qual foram convidadas equipes gestoras dos onze municípios que integram a Planície Litorânea, além da participação de docentes do Curso, estudantes e representantes da comunidade.

Para consolidar a participação dos municípios como cenários de prática, também foi convidado o Diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Alexandre Medeiros de Figueiredo. A participação ainda visou discutir um instrumento de gestão, o COAPES - Contrato de Ação Pública para o Desenvolvimento do Ensino e Serviço, no qual se explicitam e se pactuam metas e contra-partidas de modo que a academia e a rede de serviços se retroalimentem possibilitando a formação em equipe e permanente.

2medicina

As oficinas utilizaram dinâmicas para debater a formação de médicos e seus cenários de prática

Para o Coordenador do Curso de Medicina, Prof. José Ivo Pedrosa, a importância de refletir sobre essa prática ocorre devido a perspectiva de formar médicos com um perfil voltado para a realidade brasileira e nordestina. “É um curso que exige a matriz curricular integrada, com metodologias ativas pautadas na pedagogia significativa em que os temas apreendidos possam fazer sentido para o futuro profissional. Ao lado disso, queremos que o ensino tenha como cenário os serviços de saúde em seus vários níveis de atenção. Para tanto, é preciso discutir o Projeto Pedagógico do Curso com gestores e, principalmente, com os profissionais de saúde que se encontram nos serviços e que devem atuar como preceptores”, ressalta.

3medicina

Gestores e o Representante do Ministério da Saúde, Alexandre Medeiros de Figueiredo, estiveram presentes no I Seminário de Articulação, Ensino, Serviço e Comunidade

Segundo o professor José Ivo, os resultados incluem a disposição dos municípios presentes em formar uma comissão a partir do Diagnóstico Situacional de cada um. “Construiremos um Plano de Trabalho onde o aluno e o professor atuem nas unidades de saúde e os profissionais possam também participar na orientação e acompanhamento dos alunos”, conta.

destaquemed2.jpg