Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP 2026) promove cerimônia regional de premiação no Cine Teatro da UFPI

Evento reuniu 491 estudantes premiados e destacou a importância da educação matemática e do incentivo à participação dos jovens na competição

O Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediou, na tarde da sexta-feira (11), a cerimônia regional de premiação da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ao todo, 491 estudantes foram premiados com medalhas pela participação e pelo desempenho na competição. A OBMEP tem coordenação regional dos professores da UFPI Jefferson Cruz dos Santos Leite, responsável pela região centro-norte do Estado, e Egnilson Miranda de Moura, pela região sul.

Reitora Nadir Nogueira

Presente na cerimônia, a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, frisou sobre a importância da Universidade na realização da OBMEP e pontuou acerca do papel dos professores no incentivo ao estudo da Matemática entre os estudantes piauienses.

“A UFPI participa da OBMEP desde a sua primeira edição. Quero ressaltar a importância do trabalho de todos e destacar o trabalho dos professores, na dedicação, no estímulo e no fomento para que esses jovens possam cada vez mais se dedicar ao estudo da Matemática”, afirmou.

Professor Jefferson Cruz dos Santos Leite

Para o professor Jefferson Cruz dos Santos Leite, a cerimônia representa um momento marcante na trajetória dos estudantes premiados. Segundo ele, além do reconhecimento pelo desempenho, a medalha pode simbolizar novas perspectivas para o futuro acadêmico e profissional dos jovens.

“Em geral, a cerimônia de premiação da OBMEP é sempre um momento muito distinto para os alunos, porque é a premiação de todo um ciclo pelo qual eles passaram na vida. Quando você recebe uma medalha dessa, para muitos deles, é um vislumbre de oportunidades que podem surgir”, ressaltou.

Sobre a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Realizada desde 2005, a competição busca estimular o estudo da Matemática, identificar talentos e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.

A competição é dividida em três níveis: o nível 1, destinado a estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; o nível 2, para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e o nível 3, voltado para estudantes de todas as séries do Ensino Médio.

Dispositivo de honra

Também participaram da cerimônia o diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Carlos Humberto Soares Júnior; o coordenador do curso de Matemática da UFPI, Ray Victor Guimarães Serra; e o secretário de Educação do Piauí, Rodrigo Torres.

Confira mais fotos: