Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de Extensão da UFPI inaugura escovódromo em creche municipal

Projeto de Extensão da UFPI inaugura escovódromo em creche municipal

Inauguração de escovódromo na creche CMEI Louvor e Vida

Na manhã desta segunda-feira (15), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Projeto de Extensão “Educar e Promover Saúde” (PEPS), realizou a inauguração de um escovódromo. A obra, que resultou na etapa de conclusão do projeto, tem por objetivo prevenir e estimular o cuidado da saúde bucal em crianças no período pré-escolar do ensino básico. A inauguração aconteceu na creche CMEI Louvor e Vida, na Vila Cristalina, bairro Água Mineral.

Na ocasião, estiveram presentes a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante; a Coordenadora de Cursos e Estágios Não Obrigatórios, Profa. Zulmira Monte; a Coordenadora do Projeto de Extensão, Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes; as Professoras do Curso de Odontologia da UFPI, Carolina Veloso e Thaís Alves; o Coordenador de Saúde Bucal, da Fundação Municipal de Saúde, Dr. Giovanni Telmo; além de estudantes dos Cursos de Enfermagem, Odontologia e Nutrição da UFPI, juntamente com familiares e alunos da creche.

IMG 2387 2

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

Em seu pronunciamento, a Profa. Dra. Nadir Nogueira destacou a importância do envolvimento familiar, para que as crianças possam assimilar o aprendizado na prevenção da saúde bucal. “O projeto de extensão dispõe de um alcance social, visto que, as mães que estão aqui presente devem ser parceiras neste projeto. Elas, que tem a possibilidade de aprender a importância da saúde bucal ao lado dos seus filhos que estudam aqui na creche, também terão a missão de levar esse conhecimento aos seus outros filhos que estão em casa. Nós costumamos pensar que a saúde bucal está relacionada somente à cárie, mas hoje nós sabemos que o cuidado com os dentes está vinculado com outras doenças, como por exemplo, as enfermidades cardiovasculares e a diabetes, portanto, é necessário cuidar da nossa saúde bucal”, afirmou.

Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante

O Prof. Dr. Miguel Cavalcante frisou a relevância do projeto de extensão. “O estudante que participa de um projeto como esse tem a oportunidade de trazer o conhecimento que aprendeu na academia, assim como ele sai daqui adquirindo outros aprendizados em decorrência da vivência em comunidade. A extensão é então isso, essa relação de troca transformadora entre a Universidade e a sociedade”, disse.

Coordenadora do PEPS, Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes

A coordenadora do PEPS, Profa. Dra. Maria do Livramento iniciou sua fala dando as boas-vindas aos convidados presentes. “Além dos parceiros envolvidos, quero agradecer o apoio da UFPI, essa obra foi construída pela Universidade. A Prefeitura Universitária (PREUNI) esteve aqui, e os engenheiros daquele setor foram os responsáveis pelo projeto do escovódromo. Também preciso salientar que o maior beneficiado dessa ação é a comunidade, porque essa obra é voltada para aplicação e ensino de técnicas de saúde bucal”, pontuou.

Dr. Giovanni Telmo

A inauguração do projeto contou com o apoio da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “Nós estamos buscando proporcionar o acesso à saúde bucal. Se o hábito de escovar os dentes e outros meios de prevenção for cultivado desde cedo, tenho certeza que no futuro essas crianças se tornarão adultos mais saudáveis”, comentou o Dr. Giovanni Telmo.

Após a solenidade de inauguração, atividades didáticas foram realizadas para estimular o cuidado com os dentes, como a aplicação de Flúor Gel Acidulado, ensino de escovação e higienização da boca.