Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI promove jornadas de Residência Médica e Multiprofissional

UFPI promove jornadas de Residência Médica e Multiprofissional

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está realizando, no período de 3 a 5 deste mês, a VII Jornada da Residência Médica e a I Jornada da Residência Multiprofissional. A abertura do evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (3), no Auditório do Hospital Universitário (HU), com a participação de docentes, preceptores, médicos residentes, gestores e residentes.

Durante as jornadas, serão apresentados 43 trabalhos científicos, produção que marca a conclusão da residência, sob supervisão de professores orientadores. As pesquisas foram realizadas pelos residentes de diferentes especialidades médicas - como oftalmologia, ortopedia, pediatria e clínica médica – e multiprofissional, a exemplo de nutrição e farmácia.

IMG 1936

Reitor da UFPI, Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes

Presente na abertura das jornadas, o Reitor da UFPI, Dr. Arimatéia Dantas Lopes, ressaltou o papel do HU-UFPI na formação de recursos humanos. “Além de prestar assistência ao paciente, o HU se destaca por seu papel de formador de profissionais na área da saúde, contando com a reconhecida qualidade de seu corpo técnico”, afirmou.

IMG 1900

Superintendente do HU-UFPI, Dr. José Miguel

Para o Superintendente do HU-UFPI, Dr. José Miguel Luz Parente, são visíveis as conquistas realizadas no âmbito do Hospital nas áreas de ensino e pesquisa. “No que se refere às residências, o HU assumiu esse papel na formação de profissionais e tem demonstrado uma inquestionável evolução quantitativa e qualitativa, aumentando a oferta de residências e garantindo a qualidade”, observa o Superintendente.

Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Dra. Marta Alves Rosal

A Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Dra. Marta Alves Rosal, destaca que, em 2016, ampliou-se o número de residências oferecidas pelo Hospital Universitário. “São seis novas residências médicas e duas novas residências multiprofissionais, assim, agora teremos o total de 18 residências médicas, cinco multiprofissionais, além da residência em Bucomaxilo, que já ofertamos”, explica.

As novas residências médicas abrangem as seguintes áreas: Endocrinologia, Endoscopia Digestiva, Geriatria, Medicina Intensiva, Cirurgia Plástica e Reumatologia. Em relação às residências multiprofissionais, a oferta de 2016 contempla Psicologia e Fisioterapia. O início dos cursos acontecerá no dia 1 de março.

“Estamos comemorando marcos importantes na história das residências da UFPI: a conclusão de uma primeira turma de residência médica formada integralmente no HU-UFPI; a conclusão da primeira turma de residência multiprofissional e, também, a ampliação no número de residências”, ressalta a Dra. Marta Rosal.

Para a conclusão dos cursos, os residentes elaboraram trabalhos científicos, oportunidade em que vivenciaram as diferentes etapas da produção científica. Concludente da residência em Cirurgia Geral, a médica Simone Carvalho Fontenele aponta a importância dessa experiência. “O TCC estimula o aluno a adentrar no mundo da produção científica. Embora seja obrigatória para nós, nos doamos voluntariamente a essa atividade. Aprendemos a ler e interpretar um trabalho científico e, a partir daí, temos a convicção de que nossa atuação profissional será orientada por evidências científicas”, avalia Simone.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura do evento a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira; o Pró-reitor de Ensino de Pós-graduação, Dr. Helder Nunes da Cunha; o Pró-reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; a Coordenadora de Estágio Obrigatório da Pró-Reitoria de Graduação, Profa. Rosália Brandim; a Gerente Administritiva do HU-UFPI, Maria Rachel de Castro; o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Francisco Guedes Alcoforado Filho e o Diretor da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Dr. José Araújo Brito.

IMG 1906

Público presente

DSC 9011 1

Residente apresenta trabalho de conclusão de curso com resultados de pesquisa