Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores pioneiros na cirurgia cardiovascular no Piauí recebem título "Doutor Honoris Causa"

IMG 1501

A Universidade Federal do Piauí concedeu o título de "Doutor Honoris Causa" aos Professores Doutores Domingo Marcolino Braile e Ênio Buffolo. A solenidade foi realizada no Cine Teatro da UFPI, no dia 29 de janeiro, contando com a presença do Reitor Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes, da Vice-Reitora Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, Conselho Universitário, superintendentes, docentes da UFPI, diretores de centros, além de ex-alunos, amigos da homenageada e estudantes.

Reitor Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, agradeceu aos homenageados pelas contribuições dadas a Instituição. “É uma honra imensa de todos que fazem parte da UFPI colocá-los no quadro dos que contribuíram com a Universidade Federal do Piauí. Quero agradecer os professores por terem aceitado esse título concedido por nossa Universidade e por terem plantado essa semente e terem contribuído para o Piauí se tornar um polo de saúde no Brasil”, concluiu o Reitor.

IMG 1456

Dr. José Lira

Para o Dr. José Lira, a história dos professores Domingo e Ênio influenciou a medicina do Piauí e a vida de muitos estudantes da área. “O Piauí já passou por grandes dificuldades tempos atrás. Mas com o tempo entra a figura do Dr. Ênio Buffolo e o Dr. Domingo Baile, que deram sequência depois da primeira cirurgia cardíaca feita aqui no Piauí. Ensinando-nos a lutar, desenvolvendo a unidade de terapia intensiva, incentivando e abrindo portas para que os estudantes do Piauí como eu tivessem oportunidade”.

IMG 1469

Prof. Dr. Domingo Marcolino Braile

O Prof. Dr. Domingo Marcolino Braile agradeceu a presença de todos e destacou a emoção de receber a honraria. “Eu recebo esse título muito honroso, muito mais em nome dessa comunidade brasileira, da comunidade dos cirurgiões cardíacos que têm mostrado ao país que somos um país viável, que tem força e é capaz de vencer qualquer desafio. Agradecer a Deus e aos colegas a possibilidade que tivemos de poder ensinar o pouco que aprendemos ao longo de nossas vidas. Agradecer ao Conselho Universitário, ao magnifico Reitor e a Vice-Reitora a oportunidade”, enfatizou.

IMG 1488

Prof. Dr. Ênio Buffolo

Para o Prof. Dr. Ênio Buffolo foi um momento prazeroso e de gratidão receber a homenagem. “Agradeço muito a todos os envolvidos por esses cinquenta anos da minha vivência profissional, literalmente trabalhados com o coração. Todas essas honrarias feitas nas mensagens iniciais não foram um objetivo de vida, o objetivo de vida é uma vocação humanitário que tenho em homenagem aos meus pais que é de servir o próximo. Estou surpreendido com a presença de colegas ilustres que poderiam estar aqui no meu lugar”, destacou o Dr. Ênio.

A apresentação dos homenageados foi feita pelo docente do Departamento Materno Infantil, Prof. Dr. Antônio Macedo. O Prof. Dr. Domingo Marcolino Braile é Professor Titular Livre Docente em Cirurgia Cardíaca e Pró-Reitor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professor Orientador da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas.

Confira o vídeo.

Mais Informações sobre os professores:

O Prof. Dr. Ênio Buffolo possui graduação em medicina pela Escola Paulista de Medicina, pela Universidade Federal de São Paulo. É Doutor em Medicina (Cirurgia Cardiovascular) pela Universidade Federal de São Paulo, livre docência pela Universidade de Mogi das Cruzes. Professor titular da Disciplina de Cirurgia / Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo.

Domingo Marcolino Braile é Professor Titular Livre Docente em Cirurgia Cardíaca e Pró-Reitor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professor Orientador da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas. Participou de mais de 200 bancas examinadoras de Mestrado, Doutorado, Livre Docência e Concursos Públicos, orientou mais de 40 dissertações e teses. Em toda sua carreira, em eventos científicos, proferiu mais de 900 conferências, apresentou mais de 700 trabalhos (autoria e co-autoria) e recebeu mais de 20 prêmios. Ocupa o cargo de Editor Chefe da Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV), tornando a revista a única publicação internacional do gênero no hemisfério sul, além de incluir México e Caribe com a indexação da mesma no Medline/Pubmed e inclusão da mesma na base de dados ISI Web of Knowledge. Também criou as homepages da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e da RBCCV, implantando a submissão e avaliação dos manuscritos eletronicamente. É membro de 19 Conselhos Editoriais. Publicou 19 capítulos, editou dois livros, tem mais de 350 artigos publicados em periódicos especializados e é colunista de dois jornais de São José do Rio Preto, com 235 artigos publicados. Em 2009 foi condecorado com a mais elevada Honraria do Estado de São Paulo: a Ordem do Ipiranga, reservada aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que prestaram serviços notórios aos paulistas. É Membro da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, assumindo a cadeira de número 11. Em 2013 ocupou a cadeira nº 48 da Academia de Medicina de São Paulo e em 2014 tornou-se Membro Honorário da Academia Nacional de Medicina (RJ). Em 2013 recebeu o 1º lugar do Prêmio Nacional de Inovação Tecnológica, promovido pela FINEP.