Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projetos de Extensão da UFPI serão premiados com notebooks

Projetos de Extensão da UFPI serão premiados com notebooks

Lançado no dia 22 de dezembro de 2015, o Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), tem por objetivo selecionar propostas de projetos ou programas de extensão que promovam a interação entre a Universidade e a comunidade, fomentando o desenvolvimento científico, cultural e político entre as duas esferas da sociedade. A iniciativa ofertará bolsas remuneradas aos estudantes participantes dos projetos selecionados, além disso, os oito melhores programas de extensão serão premiados com notebooks. O resultado final será divulgado no dia 29 de fevereiro.

Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalvante

Segundo o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante, os trabalhos de extensão são diferentes em relação aos projetos de ensino e pesquisa realizados na Instituição. “Os projetos de extensão não são idealizados por professores ou estudantes, eles são criados a partir das demandas da sociedade, então é preciso que o pesquisador conviva inicialmente com a comunidade, perceba os seus comportamentos e hábitos, para que posteriormente possa atender os seus anseios. É interessante falar dos programas de extensão, porque eles nascem no diálogo, na conversa franca que o pesquisador estabelece com a comunidade na qual ele estuda, gerando uma relação de confiança. O trabalho de extensão tem por objetivo fazer uma transformação contínua e permanente na sociedade”, frisou.

As propostas aprovadas no edital do PIBEX distribuirão 12 meses de bolsas remuneradas, variando entre quatro e doze os benefícios por coordenador. “Incentivar o estudante a participar é essencial, porque além da remuneração, ele terá contanto com a pesquisa e poderá partilhar experiências com a comunidade. Sem falar que oito líderes dos projetos de extensão irão dividir com os seus bolsistas um material importante de trabalho, que se trata do notebook. O aparelho por ser portátil facilitará a coleta de dados e o registro de atividades, auxiliando os nossos estudantes na promoção científica”, afirmou o Professor Miguel.

20160111 084828

Pró-Reitoria de Extensão da UFPI