Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e SDR assinam Convênio do Projeto Centro Tecnológico de Aquicultura Sustentável

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo do Estado do Piauí assinaram na tarde dessa quarta-feira (27), no Centro de Treinamento da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores (as) Familiares do Estado do Piauí FETAG-PI, o convênio para o projeto Centro de Tecnologia em Aquicultura Sustentável Estação Delta, localizado no município de Parnaíba.

Durante assinatura do convênio entre UFPI e SDR

A assinatura fez parte da cerimônia de abertura do Módulo do Projeto Sementes dos Saberes – Metodologias Participativas e Agroecologia, que segue com programação até sábado (30) na (FETAG-PI), em Teresina.

A solenidade contou com a presença do Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas Lopes; Vice-Governadora do Piauí, Margarete Coelho; Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma; Presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura; Vice-Presidente da FETAG-PI, Lucilene Ferreira; Secretária de Jovens, Maria das Dores; Coordenadora de Recursos Humanos do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Ana Maria Oliveira; e Coordenador do Centro dos Saberes Delta Eco Cais, Dr. Josenildo Sousa, dentre outras autoridades.

Reitor ao lado de representantes das entidades participantes do evento

O Prof. Dr. Josenildo Sousa, professor da UFPI e Coordenador do Centro dos Saberes Delta Eco Cais, enfatizou a importância da parceira com a FETAG-PI, destacando que o projeto garantirá profissionais atuando na agricultura familiar em nova perspectiva agroecológica, melhorando assim, a qualidade de vida das pessoas. “A Federação é mais que uma parceira, porque juntos nós estamos irmanados, objetivando promover os movimentos sustentáveis no campo, a promoção do trabalho e a geração de renda”, frisou.

Direcionado para os 400 jovens participantes dos projetos Sementes dos Saberes Agroecológicos, Juventudes de Assentamentos Agrários do Piauí, Gestão dos Territórios dos Cocais-PI e da Planície Litorânea-PI e Programa Nacional do Crédito Fundiário – CNFC, o evento tem como objetivo formar e capacitar os jovens envolvidos nesses projetos, como também planejar a execução da pesquisa em políticas de fortalecimento da Agricultura Familiar em todos os municípios dos Territórios dos Cocais e da Planície que será realizada pelos jovens.

Prof. Dr. José Arimatéia destaca importância de parcerias dessa natureza

A presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura, deu as boas-vindas aos mais de 400 jovens que estão presentes no módulo. “É gratificante para nós participarmos deste evento. Um projeto fruto de nossas reivindicações, que só fortalece o movimento sindical. Acreditamos que é preciso apostar na juventude”, afirmou.

Para Marcelo Mascarenha, Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Piauí, essa parceria é de grande importância porque possibilitará a abertura da academia  aos problemas da juventude rural,  o que viabilizará o desenvolvimento de novas políticas públicas.

Fonte: FETAG-PI