Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor recebe Professora da Universidade de Coimbra

Reitor recebe Professora da Universidade de Coimbra

1

A reunião visou discutir a possibilidade de projetos de parceria entre as duas instituições

Na manhã desta terça-feira (26), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, reuniu-se com a Profa. Dra. Conceição Lopes da Universidade de Coimbra, para discutir a possibilidade de projetos de parceria entre as duas instituições. Também estiveram presentes na reunião o Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Dr. André Santana; a Diretora do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI, Profa. Dra. Maria Conceição Lage; e o Professor do Curso de Arqueologia, Dr. Wellington Lage.

3

A Profa. Dra. Conceição Lopes, que promoveu a palestra "Internacionalizar a Arqueologia", sobre os trabalhos que desenvolve em Portugal, Iraque, Turquia e Marrocos, conta que a visita permitiu o aprendizado sobre uma parte do Brasil que ela não conhecia. “De algum modo, muitas das ideias pré-constituídas do Piauí foram completamente eliminadas. E o polo universitário da UFPI está de parabéns por sua estrutura e modernidade”, observa.

2

Profa. Dra. Conceição Lopes, da Universidade de Coimbra

A palestra ministrada pela professora procurou explicar como o centro de investigação da Universidade de Coimbra internacionaliza seus trabalhos e participa de projetos internacionais. “Expliquei sobre os projetos que realizamos na Angola, Iraque, Marrocos, e outros. Também discorri sobre como a Arqueologia permite um diálogo com outros povos e com outras culturas, e como nos relacionamos com eles”, ressalta.