Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Evento na UFPI discutirá acesso à educação de qualidade

Evento na UFPI discutirá acesso à educação de qualidade

Estabelecer o debate acerca do cenário educacional não só no Piauí, mas também no Brasil, é essencial para estipular metas com o objetivo de fomentar o crescimento do país. É com essa intenção, que o III Seminário Nacional de Administração da Educação acontecerá entre os dias 04 e 06 de maio, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento também é uma oportunidade para a comunidade científica e população em geral discutir sobre educação, além de participar de lançamento de livros, conferências e exposições de trabalhos.

IMG 0504 1

Prof. Dr. Antônio Ferreira é o coordenador do III Seminário Nacional de Administração da Educação

Segundo o Prof. Dr. Antônio Ferreira, coordenador do III Seminário Nacional de Administração da Educação, a escolha da temática “A gestão da política nacional de educação: desafios contemporâneos para a garantia do direito à educação” ocorreu em virtude do momento político vivenciado pelo país. “Nós estamos passando por uma situação em que algumas instituições públicas estão sofrendo as consequências do ajuste econômico, que afeta diretamente a educação. Uma das nossas lutas, por exemplo, tem sido a obtenção dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para investir diretamente na educação. O objetivo é conseguir a seguinte parcela das riquezas até o ano de 2024”, frisou.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) determinou em um período de 15 anos (2000-2015) alvos com o ideal de uma educação igualitária no mundo, entre as propostas estão o combate ao analfabetismo, aumento no financiamento da educação, expansão da oferta do ensino profissionalizante, entre outros. No relatório “Educação para todos 2000-2015: progressos e desafios”, a entidade esboçou um panorama demostrando que apenas 33% de um total de 164 países participantes conseguiram atingir as metas.

Enquanto Reino Unido, Noruega, Japão, Suíça e Finlândia figuram nas primeiras posições, o Brasil não chegou a entrar na pesquisa. Apesar de não ingressar no relatório, a UNESCO afirma que entre 1995 e 2004, o país tinha 89% da população acima dos 15 anos alfabetizada, já entre os anos de 2005 e 2012 o número subiu para 91%.

Em 2014, o Ministério da Educação divulgou o Plano Nacional de Educação (PNE) propondo 20 metas a serem implementadas no período de 2014 a 2024. De acordo com o MEC, uma das metas é formar, em nível de pós-graduação, 50% dos professores da rede básica de ensino. “A pós-graduação precisa ser democratizada, infelizmente alguns professores precisam pagar, ou então, nem todo trabalho facilita a licença para o docente sair em direção ao mestrado e doutorado”, comentou o Prof. Ferreira.

Em junho de 2015, o Piauí concluiu a elaboração do seu Plano Estadual de Educação (PEE). As conferências foram organizadas representando as instâncias da sociedade civil, e durante os meses de março a maio as propostas e a construção das 20 metas foi discutida nos encontros em cada município. “O PEE foi aprovado pela Assembleia, e posteriormente, promulgado pelo governo do estado, então já é lei no Piauí. O projeto, por exemplo, preza a valorização das condições do profissional de educação. Nós fizemos um panorama e há pontos positivos e negativos, assim como discrepâncias entre o ensino público e privado. A Cidade de Cocal dos Alves tem uma escola com um modelo diferente de administração, e isso levou a ascensão daquela unidade pública, em parte se trata do bom relacionamento entre professor e aluno e amadurecimento da gestão”, destacou.

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE)

A UFPI também fomenta o debate em relação às políticas educacionais. O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE) iniciou suas atividades em 1999, mas só em 29 de outubro de 2003 se tornou institucionalizado na Universidade. O Núcleo, que conta com coordenação da Profa. Dra. Rosana Evangelista, atualmente é vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd).

De acordo com o Professor Antônio Ferreira, o NUPPEGE realiza a mobilização de gestores e docentes da rede pública de ensino para a promoção da discussão em torno da educação local e nacional. “A iniciativa do Núcleo foi criar um curso de formação continuada, e depois foi transformado em um curso de especialização em gestão da educação municipal. Então, a UFPI se insere no circuito de fomentar o debate, juntamente com aqueles que atuam diretamente no sistema básico de ensino, produzindo pesquisas como remuneração de docentes, planos municipais de educação e etc.”, pontuou. Além deste curso, o grupo de estudo também é responsável por outras atividades em âmbito estadual, como por exemplo, o Movimento Inter fórum de Educação Infantil no Brasil (MIEIB) e também a Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Durante o III Seminário Nacional de Administração da Educação, os alunos da primeira turma do curso de especialização irão apresentar os trabalhos desenvolvidos no curso. O evento contará com as estruturas do espaço Rosa dos Ventos e Cine Teatro da UFPI.