Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Último dia para inscrição de candidatos para o Ciência Sem Fronteiras

Último dia para inscrição de candidatos para o Ciência Sem Fronteiras

A Assessoria Internacional e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informam a respeito de 20 bolsas ainda disponíveis para GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras. Os interessados devem entrar em contato com a Assessoria Internacional () ou com a Coordenadoria Geral de Pesquisa () até o dia 15 de junho de 2012. As áreas prioritárias são:

• Engenharias e demais áreas tecnológicas;
  • Ciências Exatas e da Terra;
  • Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
  • Computação e Tecnologias da Informação;
  • Tecnologia Aeroespacial;
  • Fármacos;
  • Produção Agrícola Sustentável;
  • Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
  • Energias Renováveis;
  • Tecnologia Mineral;
  • Biotecnologia;
  • Nanotecnologia e Novos Materiais;
  • Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
  • Biodiversidade e Bioprospecção;
  • Ciências do Mar;
  • Indústria Criativa;
  • Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
  • Formação de Tecnólogos.

O aluno precisa:

a) Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFPI (sem trancamento);

b) Ter concluído 2 (dois) semestres letivos do curso;

c) Possuir índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou maior que 7,0 (sete);

d) Nunca ter sido reprovado;

e) Apresentar comprovante de conhecimento no idioma requerido pela instituição de destino;

f) Participar ou ter participado preferencialmente de programa de iniciação científica ou tecnológica regulamentado pela UFPI;

g) Comprovar competência e habilidade para o desenvolvimento científico e tecnológico, o empreendedorismo ou a inovação nas áreas prioritárias do Programa (item 4)- OPCIONAL.

h) Apresentar o Histórico Escolar.

* Os pré-selecionados para implementação das bolsas no sistema eletrônico do CNPq terão que apresentar obrigatoriamente todos os seguintes documentos:

a) Comprovante de aceito da instituição de destino, com a informação do idioma requerido para a participação do bolsista;

b) Plano de atividades do bolsista contendo breve descrição das disciplinas a serem cursadas, assim como o detalhamento de outras atividades previstas no estágio, caso existam; e

c) Comprovante de proficiência no idioma requerido pela instituição de destino ou declaração do coordenador atestando o conhecimento do candidato nesse idioma.

As áreas prioritárias e instituições de destino elegíveis encontram-se disponíveis no Portal do Programa Ciência sem Fronteiras: http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br (item 4).