Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI concede título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Dr. Robert Alexy

UFPI concede título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Dr. Robert Alexy

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior agraciou na manhã desta quinta-feira (14) no Auditório Juiz Salmon Lustosa da Justiça Federal, o Professor Doutor Robert Alexy, influente filósofo do Direito alemão contemporâneo, com a mais alta honraria concedida pelas Universidades, o título de Doutor Honoris Causa. A cerimônia foi realizada durante a abertura do II Congresso de Ciência Política e Direito Eleitoral do Piauí.

A solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa seguiu a tradição do cerimonial universitário. Após a entrada do Reitor e demais conselheiros do Conselho Universitário, devidamente vestidos com as "vestes talares", deu-se prosseguimento à cerimonia com a formação da mesa presidida pelo Reitor e presidente do conselho Luiz de Sousa Santos Júnior. Em seguida o homenageado foi conduzido ao palco pela Comissão de Honra, composta pelos Professores Doutores Nerina Castelo Branco, Nadir Nogueira e Raul Nery.

A cerimônia prosseguiu com a leitura do termo indagativo, no qual o Reitor da UFPI perguntou ao homenageado sobre a aceitação do título. Após a concordância, houve a leitura dos atos e resoluções que concedem o título de Doutor Honoris Causa. Em seguida, o homenageado vestiu a samarra e recebeu o capelo e o diploma das mãos do Reitor. As "vestes talares" na cor vermelha simbolizaram a área de sua graduação.

Em seu discurso de agradecimento, o Prof. Dr. Robert Alexy falou sobre a honra de receber o título de Doutor Honoris Causa. "É uma grande honra estar aqui e receber esse título. Quero expressar minha gratidão pela homenagem com uma apresentação que vou fazer agora, com o título a Natureza Dupla do Direito", afirmou.

Também discursou nesta solenidade o Reitor Luiz de Sousa Santos Júnior que falou um pouco da história da UFPI, o crescimento que a Universidade vem passando nos últimos anos tanto na capital, como no interior e a importância dessa instituição no crescimento e desenvolvimento do Piauí.

"Quero inicialmente em meu nome e de todos que fazem a UFPI saudar o novo Doutor Honoris Causa. Para nós é uma imensa honra conceder esse título a alguém da magnitude do Prof. Dr. Robert Alexy. E falar aos senhores da importância e da responsabilidade que a Universidade tem para com esse Estado. Apesar de ser uma jovem Universidade, apenas com 41 anos a UFPI cresceu muito nesses últimos anos, tanto em estrutura como em ensino, deixamos de existir praticamente só na capital para alcançarmos o Piauí do extremo norte ao extremo sul do Estado, intensificando assim o ensino, a pesquisa e a extensão em todos os pontos do nosso querido Piauí. Ajudando no crescimento e no desenvolvimento do nosso Estado".

A cerimônia contou com a participação de autoridades, professores universitários, estudantes e comunidade em geral. Na ocasião, foram executados os hinos do Brasil e da Alemanha.

Robert Alexy (Oldenburg, Alemanha) é um dos mais influentes jus-filósofos alemães contemporâneos. Graduou-se em Direito e Filosofia pela Universidade de Göttingen, tendo recebido o título de PhD em 1976, com a dissertação Uma Teoria da Argumentação Jurídica, e a habilitação em 1984, com a Teoria dos Direitos Fundamentais - dois clássicos da Filosofia e Teoria do Direito.

Alexy é Catedrático de Direito Público e Filosofia do Direito na Universidade Christian Albrecht de Kiel (Alemanha). É autor da Teoria da argumentação jurídica (sua tese de doutorado) e a Teoria dos direitos fundamentais (seu escrito de habilitação). Entre 1994 e 1998 foi presidente da secção alemã da Associação Internacional de Filosofia do Direito e Filosofia Social (IVR). Em 1992 publicou seu livro O conceito e a validade do direito, cujas ideias aparecem desenvolvidas