Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docente da UFPI coordena projeto piloto de controle do calazar em Teresina

Docente da UFPI coordena projeto piloto de controle do calazar em Teresina

Foi iniciado na última segunda-feira o projeto piloto do Ministério da Saúde de controle de calazar canino utilizando coleiras impregnadas com deltrametrina a 4% em Teresina. Este projeto é coordenado nacionalmente pelo Prof. Dr. Guilherme Werneck, do Instituto de Medicina Social da UERJ e localmente pela Profª. Drª Maria do Socorro Pires e Cruz, docente do Departamento de Morfofisiologia Veterinária, do Centro de Ciências Agrárias da UFPI.

O projeto está sendo implantado em 12 cidades brasileiras e Teresina foi a primeira cidade a implementá-lo sob a coordenação de docente da UFPI, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses - GEZOON - FMS. É um projeto em que será avaliada a efetividade do uso das coleiras impregnadas com inseticida para o controle da leishmaniose visceral ou calazar, doença em franca expansão em nosso país e em nossa cidade.

A professora Socorro Cruz explica que, atualmente, as medidas de controle empregadas não tem se mostrado eficientes para controlar a expansão da doença. "Assim, este projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde para avaliar o impacto do uso das coleiras no controle do calazar", acrescenta.

O projeto será de, no mínimo, dois anos, onde os cães serão encoleirados e as coleiras trocadas a cada seis meses, sem nenhum custo aos proprietários dos cães. Foram selecionados seis bairros, sendo que em três os cães serão encoleirados. Os bairros foram escolhidos por serem consideradas áreas de transmissão do calazar em Teresina.

"Espera-se que os resultados sejam satisfatórios trazendo uma nova ferramenta que seja eficaz para o controle desta enfermidade que continua provocando óbitos na população, especialmente naquela mais carente", finaliza Socorro Cruz.