Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PREX lança projeto Cultura na Praça com apresentações de dança e música

PREX lança projeto Cultura na Praça com apresentações de dança e música

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Piauí, através da Coordenadoria de Ação Comunitária e Cultural, lançou na noite desta terça-feira (12) o projeto "Cultura na Praça", realizado no espaço recém inaugurado, Praça Teresa Napoleão do Rego, em frente ao prédio da Reitoria. Com apresentações de dança e música o projeto foi apresentado para a comunidade presente. O evento foi prestigiado pelo Reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, pró-reitores, coordenadores de cursos, professores e estudantes.

Coral da UFPI sob regência do maestro Aurélio Melo apresentando a "Cantata Gonzaguiana"

A primeira apresentação ficou a cargo da Cia. Balé de Teresina, que apresentou um trecho do espetáculo Piauiês - o Coco Peneruê. Os bailarinos mostraram através da dança e do figurino alguns traços da nossa cultura popular. Com direção de Luzia Amélia, o Balé de Teresina tem se pautado nas temáticas regionais para a montagem de seus espetáculos.

Balé de Teresina apresentou um trecho do espetáculo "Piauiês"

A apresentação musical ficou por conta do Coral da UFPI, com regência do maestro Aurélio Melo, onde fizeram um trecho da Cantata Gonzaguiana e também da Camerata da Orquestra Sinfônica. O show teve início com a "Ave Maria Sertaneja", na sequência "Baião" e depois outras músicas que fizeram parte da fase mais romântica de Luiz Gonzaga como "Xanduzinha". A Cantata Gonzaguiana vem sendo apresentada desde o início do ano em comemoração ao centenário do rei do baião Luiz Gonzaga.

Clássicos do rei do baião Luiz Gonzaga foram lembrados pelo Coral da UFPI

Evento foi prestigiado pelo reitor Luiz Júnior, professores e estudantes

Para a coordenadora da CACC, Profª. Drª. Zozilena de Fátima Fróz, a intenção das apresentações do projeto Cultura na Praça é dinamizar o espaço e trabalhar a formação de plateia. "Queremos fomentar a cultura dentro da comunidade universitária e dinamizar a Praça Teresa Napoleão do Rego criando um calendário de eventos e mostrar à comunidade as nossas ações", explica.

Profª. Drª. Zozilena Fróes, coordenadora do projeto "Cultura na Praça" ao lado da artista plástica Yolanda Carvalho

Os grupos interessados em se apresentar dentro do projeto podem procurar a Coordenadoria de Ação Comunitária e Cultural através do telefone: 3215-5575.

A programação segue até a próxima quinta-feira (14) sempre com início às 18h. Nesta quarta serão apresentados o espetáculo Grupo de Violão da Irmã Dulce, que é um projeto da CACC sob a coordenação do professor Evaldo Sérvio; espetáculo "Encanto Cigano" do Grupo La Danza, com coreografia de Raquel Rocha e ainda o espetáculo "O Pássaro Negro", com coreografia de Ellen Brito.