
Foto aérea do Campus da UFPI de Teresina
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) obteve, pela primeira vez, avaliação de qualidade máxima para um programa de pós-graduação da Instituição. Em conquista inédita no Piauí, o PPG em Ciência e Engenharia dos Materiais, do Centro de Tecnologia, obteve nota 7, considerada “excelência internacional”, na recém-divulgada Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 2021-2024. A Universidade também se destaca por ter 11 programas de pós-graduação institucionais e 1 em rede com avanço nas notas. Cinco programas institucionais com cursos de mestrado e doutorado subiram de nota 4 para 5 e seis programas com cursos de mestrado elevaram as notas de 3 para 4.
Os resultados da avaliação quadrienal de programas de pós-graduação stricto sensu são expressos em notas, numa escala de 1 a 7, sendo consideradas “bons” os programas com nota 4, “excelentes” os que recebem notas 5 e 6, e de “excelência internacional” os que atingem nota máxima 7. PPGs com apenas curso de mestrado podem receber nota máxima 5. As análises incluem avaliação de indicadores como áreas de concentração, infraestrutura, formação docente, produção intelectual, impacto de inovação, econômico, social e cultural do programa, além de aspectos como internacionalização e interdisciplinaridade.
Na avaliação da Capes, os cinco programas institucionais com cursos de mestrado e doutorado que subiram de nota 4 para 5 foram Agronomia; Física; Matemática, Química e Saúde da Família - Renasf. A Universidade conta também com 6 programas institucionais com cursos de mestrado que subiram de nota 3 para 4: Antropologia; Arqueologia; Biodiversidade e Conservação; Ciência Política; Comunicação; e Direito. O PPG em Ciência e Engenharia dos Materiais, com cursos de mestrado e doutorado, elevou sua nota de 6 para 7. Na avaliação, doze PPGs da UFPI mantiveram nota 4 e sete Programas repetiram a nota 3. (Confira todos os programas em arquivo no final do texto).
A Universidade Federal do Piauí conta com 35 programas institucionais próprios, sendo 19 cursos de doutorado e 35 cursos de mestrado, além de 1 programa em associação com a UFMA (nucleadora) e 12 programas em rede. Por ter iniciado atividades em 2025, apenas o Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPI, que oferece curso de mestrado, não foi avaliado na quadrienal 2021-2024 da Capes.
A reitora da UFPI Nadir Nogueira destaca que a nova avaliação da Capes reforça a qualidade do ensino de pós-graduação da UFPI, uma conquista coletiva de pesquisadores, professores, técnicos e alunos envolvidos com os programas institucionais.

Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
“Estamos celebrando esses 12 programas que avançam para um novo conceito, que evoluem do ponto de vista da avaliação da Capes e que nos trazem a possibilidade de ampliar ainda mais nosso escopo de atuação. Parabenizamos também todos os coordenadores e professores dos programas que conseguiram manter seu conceito e toda a comunidade acadêmica pela grande conquista”, disse a Reitora Nadir Nogueira.

Professora Maria do Carmo Martins
A Coordenadora de Pós-Graduação Stricto sensu, Profa. Maria do Carmo Martins, em exercício da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação, enfatiza que o resultado da avaliação da Capes tem peso significativo com aumento de nota em 11 de um total de 34 programas institucionais avaliados, além de 1 programa em rede, resultado da busca contínua da qualidade na pós-graduação. “Esse progresso demonstra fortalecimento acadêmico, maturidade institucional e alinhamento com os critérios de excelência da Capes, consolidando um cenário promissor para o crescimento científico e para a ampliação do impacto da universidade no desenvolvimento do estado do Piauí”, avalia a Coordenadora.
A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais, Profa. Josy Osajima, celebra a elevação da nota 6 para a nota de excelência internacional 7, um feito inédito e de grande significado para o ensino de pós-graduação na UFPI e no Piauí. Com aprovação pela Capes em 2010, o programa conta com um corpo docente qualificado, com experiência em pesquisa e ensino em Ciência e Engenharia dos Materiais, além de oferecer robusta infraestrutura de pesquisa moderna, incluindo laboratórios de ponta.

Coordenadora do PPGCM, Profa. Josy Osajima
“O conceito 7 representa o reconhecimento de uma trajetória construída por meio de um esforço coletivo, com planejamento, compromisso acadêmico e estratégias consolidadas ao longo dos anos desde a fundação do Programa. Ser o primeiro programa de pós-graduação com conceito 7 do estado do Piauí é motivo de grande orgulho e só foi possível graças ao empenho e à dedicação de todos os docentes, discentes, técnicos e colaboradores, que contribuíram para essa conquista”, avalia a coordenadora.
O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC), do Campus Amílcar Ferreira Sobral, da UFPI em Floriano, celebra a conquista da Nota 4 na Avaliação Quadrienal da CAPES 2021–2024. Com início das atividades em plena pandemia, em 2020, o Programa passou pela primeira avaliação da Capes com 6 meses de funcionamento, recebendo nota 3, na Avaliação Quadrienal 2017-2020. O PPGBC vem se destacando por seu impacto na formação de recursos humanos na região centro-sul do Piauí, com alunos oriundos também de outros estados como Maranhão, Ceará e outros.

Prof. José Ribamar de Sousa Júnior, Coordenador do PPGBC
Para o Coordenador, a conquista é resultado do esforço compartilhado por toda a comunidade do programa, além de incentivo para avançar cada vez mais. “A celebração da Nota 4, que simboliza a construção coletiva do Programa, é também um especial incentivo para que continuemos aprimorando a qualidade do nosso trabalho, buscando sempre produzir conhecimento relevante e oferecer uma formação de excelência aos nossos discentes”, disse o coordenador. “Com apenas 5 anos de atividade, essa conquista do PPGBC foi construída a partir da gestão anterior do Prof Dr Leonardo Sousa Carvalho e Prof Dr Júlio Fernando Vilela, contando com a colaboração de docentes de diferentes instituições do Piauí (UFPI, UESPI, IFPI, UFDPAR) e Maranhão (UFMA).”, completou o Prof. José Ribamar de Sousa Júnior, Coordenador do PPGBC.
Nota 4 em primeira avaliação - O mestrado em Direito da UFPI comemora o resultado de sua primeira avaliação pela Capes com a conquista do conceito 4, considerado “muito bom”. Com a obtenção da nota, o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFPI) passa a reunir condições para oferecer o primeiro doutorado em Direito do Piauí, um marco notável para a pós-graduação jurídica no estado.

Coordenador do PPGD, Prof. Nelson Juliano Cardoso
“O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPI consolida-se, assim, como o principal centro de pesquisa jurídica do Piauí, com forte irradiação acadêmica para o leste do Maranhão e o oeste do Ceará, além de projetar seus juristas e pesquisadores nos âmbitos nacional e internacional.”, avalia o Coordenador do PPGD, Prof Nelson Juliano Cardoso. “Esse cenário de excelência é resultado de um trabalho contínuo e consistente, iniciado com a criação do núcleo de pesquisa estruturante do Mestrado — o República — em 2003, passando pela submissão do primeiro APCN em 2009, até a aprovação do curso de Mestrado em dezembro de 2018”, completa o coordenador.
Atualmente, o PPGD/UFPI conta com 12 docentes permanentes e colaboradores, 3 pesquisadores associados, 78 egressos e 71 mestrandos, distribuídos entre 23 concludentes, 25 ingressantes e 23 alunos ativos.
Confira as notas de todos os PPG da UFPI na avaliação quadrienal da Capes.