UFPI anuncia cursos de Psicologia e Inteligência Artificial em Teresina e Medicina em Floriano

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) celebra a autorização do Ministério da Educação (MEC) para a oferta do curso de Psicologia, que será lotado no Centro de Ciências da Educação (CCE). Além disso, a Instituição anunciou, nesta sexta-feira (9), a implantação dos cursos de graduação em Inteligência Artificial, no Centro de Ciências da Natureza (CCN), e em Medicina, no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano. Ao todo, serão ofertadas 172 vagas por ano.

No Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), em Teresina, serão oferecidos os cursos de bacharelado em Psicologia e Inteligência Artificial, com 40 e 32 vagas por semestre, respectivamente. Já no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano, será implementado o curso de bacharelado em Medicina, com 30 vagas anuais, tornando a UFPI a primeira instituição pública de ensino superior a ofertar a graduação no município.

O anúncio foi feito nas redes sociais da UFPI pela reitora Nadir Nogueira, ao lado da pró-reitora de Ensino de Graduação, Gardênia Pinheiro. Para a reitora, a criação dos novos cursos representa um avanço estratégico para a Universidade, para o Piauí e para o país.

Reitora Nadir Nogueira. Foto: Arquivo SCS/UFPI

“Esses cursos ampliam as oportunidades para que nossos jovens participem de processos formativos em áreas fundamentais como Inteligência Artificial, Psicologia e Medicina, atendendo também a uma demanda histórica da região de Floriano”, destacou Nadir Nogueira.

A reitora ressaltou ainda o impacto positivo que as novas graduações devem gerar na formação profissional e no fortalecimento de setores estratégicos, especialmente o da saúde.

“São cursos que ampliam não apenas a capacidade de atendimento à população jovem, mas também contribuem para o desenvolvimento do Estado, fortalecendo a cadeia do sistema de saúde, como no caso da Medicina e da Psicologia. Iniciamos o ano celebrando essa grande conquista”, completou.

Pró-reitora da PREG/UFPI, Gardênia Pinheiro. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Segundo a pró-reitora de Ensino de Graduação, Gardênia Pinheiro, as novas graduações devem ser ofertadas no segundo semestre de 2026, por meio de um processo seletivo que ainda será definido.

“Estamos vivenciando neste momento o processo do SISU 2026, mas esses novos cursos serão ofertados em 2026.2, com um modelo de seleção que será divulgado posteriormente”, explicou.

Novos bacharelados em Teresina e Medicina em Floriano

Diretora do CCE/UFPI, Eliana Alencar

A diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI), Eliana Alencar, destacou que a autorização do curso de Psicologia foi amplamente comemorada pela comunidade acadêmica.

“Foi uma notícia recebida com muita alegria. Lutamos desde 2021 pela assinatura do ato autorizativo e hoje celebramos essa conquista, que fortalece o CCE, onde já contamos com um departamento que reúne o maior número de psicólogos”, ressaltou.

Vice-diretora do CCE/UFPI, Ana Raquel Oliveira

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da UFPI, professora Ana Raquel Oliveira, o projeto pedagógico da graduação foi elaborado por docentes do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE), com base em referências de cursos consolidados no país.

“Era um sonho antigo, tanto da comunidade acadêmica quanto da sociedade piauiense. Reunimos os psicólogos do DEFE e construímos um projeto pedagógico sólido, inspirado em cursos de excelência, resultando em uma proposta bem estruturada”, enfatizou.

Diretor do CCN/UFPI, Carlos Humberto Soares Júnior. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Já o diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Carlos Humberto Soares Júnior, destacou que a criação do curso de Inteligência Artificial reafirma o compromisso da UFPI com o desenvolvimento científico, tecnológico e social.

“A Inteligência Artificial já transforma a forma como produzimos, cuidamos da saúde, educamos e inovamos. Ao criar esse curso, a UFPI reafirma seu compromisso histórico com o conhecimento de ponta, formando profissionais qualificados, éticos e comprometidos com a transformação social e com os desafios reais do nosso estado e do país”, frisou.

Diretora do CAFS/UFPI, Edmilsa Santana. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Anunciado em novembro de 2025 durante evento do MEC e MCTI na UFPI, a diretora do CAFS/UFPI, Edmilsa Santana, comenta que a implantação do curso de Medicina representa uma conquista para toda a macrorregião de Floriano, que abrange cerca de 70 municípios piauienses.

“A expectativa era grande não apenas para Floriano, mas para toda a região. É uma vitória coletiva. Agora, estamos trabalhando na definição de um vestibular específico e na contratação de professores”, concluiu.