UFPI conquista mais de R$ 534 mil em chamada do MEC para oferta de curso técnico em Multimeios Didáticos

Imagem de rotatória no Campus Ministro Petrônio Portella. Foto: Arquivo SCS/UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) teve sua proposta aprovada no resultado final da análise das propostas submetidas à Pactuação da Bolsa-Formação Profuncionário, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). A iniciativa integra as ações do Ministério da Educação (MEC) voltadas à qualificação de profissionais da educação básica que atuam em escolas públicas.

A aprovação da proposta da UFPI decorreu de um processo que envolveu a manifestação formal de interesse por meio de ofício institucional e o preenchimento do Mapa de Demandas Identificadas (MDI). Após análise técnica realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), foi validada a capacidade da Universidade para a oferta do curso técnico pleiteado. Com a publicação do resultado final, a UFPI foi contemplada com o valor total de R$ 534.600,00, destinado à execução de 99 vagas do Curso Técnico em Multimeios Didáticos.

olitef ctf

Superintendente da SEBTT, Ricardo Santos. Foto: Arquivo SCS/UFPI

O superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (SEBTT), Ricardo Santos, destacou que a execução eficiente do projeto poderá ampliar as oportunidades para a Instituição. “A boa performance na implementação pode resultar na redistribuição de recursos remanescentes. Caso outras instituições não utilizem integralmente suas vagas ou a UFPI demonstre elevada efetividade na execução, será possível pleitear a ampliação do atendimento em ciclos futuros. A pactuação funciona como uma rede integrada, na qual a UFPI atua na coordenação e os colégios técnicos levam o conhecimento diretamente aos profissionais que transformam o cotidiano das escolas públicas”, explicou.

Com a aprovação, a implementação do curso seguirá a distribuição interna planejada para os Colégios Técnicos vinculados à UFPI: o Colégio Técnico de Floriano (CTF), o Colégio Técnico de Teresina (CTT) e o Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ), com a oferta de 33 vagas em cada unidade, conforme as diretrizes que orientam a adesão das escolas técnicas das universidades federais à pactuação por meio da instituição principal.

O projeto é direcionado exclusivamente a profissionais da educação básica que já atuam em escolas públicas das redes municipal, estadual ou federal. Inserido no eixo de Desenvolvimento Educacional e Social, o Curso Técnico em Multimeios Didáticos tem como foco a integração de tecnologias e recursos midiáticos ao cotidiano pedagógico, contribuindo para o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

Para a execução do curso, foi definido um roteiro operacional que contempla o ajuste do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) às diretrizes do Profuncionário, assegurando a qualidade da formação técnica; o registro das turmas no módulo Bolsa-Formação do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), com a indicação das unidades ofertantes e do número de vagas aprovadas; além da utilização de material didático disponibilizado pelo MEC em formato digital, que servirá de suporte teórico e prático às atividades formativas.

A coordenação do programa também estabeleceu o cronograma oficial deste ciclo da pactuação. A inclusão das turmas no Sistec deverá ocorrer entre 23 de dezembro de 2025 e 30 de janeiro de 2026, enquanto a homologação das vagas está prevista para o período de 1º de dezembro de 2025 a 16 de fevereiro de 2026. O início das aulas e a execução do curso estão programados para o intervalo entre 1º de janeiro de 2026 e 31 de dezembro de 2027.