Universidade Federal do Piauí reabre Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)

Reinaugurado Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) reabriu nessa terça-feira (30/9) seu Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), um espaço de prática e cidadania que visa fortalecer a relação entre a Universidade e a sociedade. Vinculado ao Curso de Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), o Núcleo retoma suas atividades que estavam suspensas desde a pandemia. O NAF fica localizado no Espaço Rosa dos Ventos.

O NAF funciona como instrumento de cidadania fornecendo orientação fiscal gratuita e de qualidade a pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais (MEI), organizações da sociedade civil (OSC) e pequenos proprietários rurais, contribuindo para a conscientização tributária e a formação de cidadãos ativos, ao mesmo tempo em que contribui para a formação prática dos estudantes. 

Dispositivo de honra

A solenidade de reabertura do Núcleo contou com a presença da Reitora Nadir Nogueira e do delegado da Receita Federal no Piauí, Luiz André, além de representantes do fisco estadual e municipal, professores e alunos. A inauguração também marca um novo ciclo de fortalecimento das parcerias institucionais e da integração entre ensino, pesquisa e extensão, enfatizou a Reitora Nadir Nogueira.

Reitora da UFPI, Nadir Nogueira

“A reabertura do NAF reforça nosso compromisso enquanto gestão da Universidade Federal do Piauí em acompanhar e apoiar esse grande projeto e de colocar o Núcleo como um espaço de diálogo e de cidadania da UFPI com a sociedade de geral. É um campo de prática, mas é também um campo de cidadania”, enfatizou a Reitora da UFPI.

Delegado da Receita Federal no Piauí, André Luís da Silva

O delegado da Receita Federal no Piauí, André Luís da Silva, destacou a importância da parceria entre a Universidade e o impacto à sociedade. “A expectativa com a volta do funcionamento do NAF na UFPI é a maior possível, uma vez que a Universidade é uma das instituições mais relevantes do Piauí. E que o projeto possa, através da UFPI, chegar ao maior número de pessoas. Pela excelente localização no Campus, acreditamos que o acesso do cidadão hipossuficiente seja facilitado”, disse.

O NAF oferece serviços de orientação fiscal, auxílio no cumprimento de obrigações tributárias e apoio ao microempreendedor. Além disso, o núcleo também esclarece dúvidas que impactam diretamente a vida das pessoas, como regularização de CPF, entre outros.

Coordenadora do NAF/UFPI, Profa. Juliana Reis

Para a coordenadora do NAF/UFPI, Profa. Juliana Reis, o Núcleo se reverte como um instrumento de aprendizado, solidariedade e transformação social, que, com ajuda dos parceiros como Receita Federal, fisco estadual e municipal, volta a oferecer relevantes serviços à comunidade. “O espaço do NAF representa muito mais do que uma estrutura física, é uma ponte entre a Universidade e a sociedade, cumprindo assim o grande papel de responsabilidade social, além de colaborar com a formação dos alunos”, expressou a coordenadora.

Responsável pelo Projeto NAF no Piauí, Maria Amélia Ramos de Castro

Presente à solenidade, a responsável pelo Projeto NAF no Piauí, Maria Amélia Ramos de Castro, explicou que no estado a rede já conta com 12 números espalhados pela capital e nas cidades de Picos, Piripiri, Picos e Floriano. “Estamos aqui celebrando o reavivamento do NAF na UFPI, a instituição pioneira em oferecer o curso de Ciências Contábeis em Teresina. Aproveito aqui também para parabenizar os alunos selecionados para atuar no NAF, vocês nunca irão se arrepender de ter participado do Núcleo”, declarou Maria Amélia.

Paulo Roberto Holanda

Paulo Roberto Holanda, representante da Secretaria da Fazenda do Piauí, ressaltou a importância da parceria com a UFPI para levar atendimento gratuito à sociedade. “A Secretaria Estadual da Fazenda tem orgulho de fazer parte dessa parceria e reafirmar esse compromisso com o NAF. Vamos agendar treinamentos e palestras para que essa equipe seja ainda mais preparada para atender os anseios da sociedade”, declarou.

Carlos Eduardo Menezes

O representante da Secretaria Municipal de Finanças, Carlos Eduardo Menezes, também celebrou a importância da reabertura do espaço no atendimento à população que mais necessita. ”É um espaço de educação fiscal e também um espaço em que se vai acolher a população para oferecer serviço de qualidade às pessoas mais carentes”.

Diretor do CCHL/UFPI, Vitor Sandes

O diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras, Vitor Sandes, disse que a “reinauguração do NAF reafirma a vocação da Instituição em aproximar a Universidade da sociedade por meio de iniciativas que contemplam ensino, pesquisa e extensão”.

Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Profa. Regina Pacheco

Presente à solenidade, a coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Profa. Regina Pacheco, disse que o NAF/UFPI oferece oportunidades significativas para os alunos desenvolverem habilidades práticas e se qualificarem para o mercado de trabalho, atuando no Núcleo com supervisão de professores. “Ganha o aluno que aprende na prática o que ele vai fazer no mercado de trabalho, ganha a sociedade recebendo um serviço de qualidade gratuito e ganham os órgãos públicos que também estão cumprindo com seu papel social”, avaliou. 

Momento de entrega de homenagens

Vale mencionar ainda que a reitora Nadir Nogueira, demais autoridades da mesa de honra e professores do curso de Ciências Contábeis foram homenageados na reinauguração do NAF.

Como buscar os serviços do Núcleo

Equipe que realizará os atendimentos

Os interessados em utilizar o serviço podem agendar um horário ou comparecer diretamente ao espaço do NAF, que está localizado no Espaço Rosa dos Ventos, próximo ao RU. O Núcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. Ações e serviços do Núcleo são divulgados no Instagram do NAF e no Instagram do curso de Ciências Contábeis. 

Confira mais fotos: