PRILEI: UFPI lidera rede e aprova R$ 4,72 milhões para formação de professores (as) no Piauí

Com um dos maiores financiamentos do país, o Piauí vai ganhar mais professoras e professores qualificados para transformar a educação. Esse avanço se concretiza com a aprovação da proposta da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no âmbito do Edital SEB/MEC nº 03/2025, do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (PRILEI). O investimento de R$ 4,72 milhões será destinado a bolsas, infraestrutura, tecnologia e capacitação docente. A UFPI lidera a rede no Nordeste, que conta também com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Serão quatro cursos de licenciatura: Ciências Humanas e Sociais; Artes e Mediação Cultural; e Matemática e suas Tecnologias, no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina; e Ciências da Natureza, no Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus;  Ao todo, serão ofertadas 160 vagas, com início dos cursos previsto para março de 2026 e conclusão em fevereiro de 2030. 

Pró-reitora da PREG, Gardênia Pinheiro

A pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPI, professora Gardênia Pinheiro, destacou que a conquista reafirma o papel estratégico da Instituição: “A aprovação reafirma a UFPI como indutora de qualidade na formação de professores e na consolidação da educação integral no Piauí”. Segundo ela, os cursos foram elaborados em diálogo com as redes estadual e municipais, de modo a atender demandas reais de sala de aula e fortalecer o aprendizado dos estudantes. “É a universidade pública entregando resultados concretos às redes de ensino e à sociedade piauiense, com mais professores qualificados atuando onde eles são mais necessários”, completou.

Professora Keylla Melo

A coordenadora institucional do PRILEI na UFPI e da Rede no Nordeste, professora Keylla Melo, ressaltou que o programa conecta a abertura de recursos às necessidades regionais, com destaque para licenciaturas em áreas ainda carentes de docentes. Segundo ela, a iniciativa também amplia as oportunidades para professores e estudantes. “A relevância está em oferecermos mais oportunidades para que os professores que ainda não têm habilitação para estar atuando em determinada área e também alunos que fazem o Enem, que têm uma boa pontuação, que possam ir para licenciatura”, frisou.

Professor Elmo Lima

O coordenador pedagógico do projeto, professor Elmo Lima, acrescentou que o PRILEI reconhece a experiência dos professores já em sala de aula e fortalece a política de educação integral. “Outro aspecto relevante é o foco do Programa, que é o trabalho com a educação integral. A intenção é estabelecer um diálogo direto com as escolas e as comunidades, a fim de oferecer uma formação que capacite esses educadores a contribuir para que as escolas se aproximem cada vez mais das comunidades e proporcionem uma educação que contemple a formação de crianças e jovens em suas múltiplas dimensões”, afirmou.

Equipe que participou da elaboração da proposta: Elmo Lima, coordenador pedagógico; Keylla Melo, coordenadora institucional e de rede do PRILEI; Gardênia Pinheiro, pró-reitora da PREG; e Marli Clementino, coordenadora de Graduação

Além do valor expressivo, a proposta se diferencia pela abrangência multicampi e pela ênfase em cursos voltados às demandas educacionais do Piauí, em sintonia com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).