Premiação dos Jogos Universitários (JUFPI 2025) estimula a integração entre a multicampia e a valorização do espírito esportivo

Cerimônia de premiação no Setor de Esportes da UFPI

Após dias de competições, integração e espírito esportivo, os Jogos Universitários da Universidade Federal do Piauí (JUFPI/2025) chegaram ao fim no sábado (29), reunindo atletas e torcedores em uma celebração marcada por conquistas e união acadêmica. A cerimônia de encerramento e premiação foi realizada no Setor de Esportes, em Teresina, reunindo equipes dos campi de Bom Jesus, Floriano, Picos e Teresina. A 6ª edição dos Jogos Universitários, retomada após seis anos, contou com modalidades como futsal, vôlei, handebol, basquete, corrida de rua, circuito funcional adaptado e badminton adaptado.

Reitora da UFPI, Nadir Nogueira

A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, parabenizou as equipes e ressaltou que o incentivo ao esporte e ao lazer é uma das prioridades da Administração Superior. “Os Jogos Universitários, que estavam há seis anos sem acontecer, marcam a nossa gestão. Trazer o esporte e a cultura para o convívio cotidiano do espaço acadêmico era uma de nossas metas. Quero parabenizar todas as equipes de Bom Jesus, Floriano, Picos e Teresina que trouxeram essa beleza e energia para a Universidade. Parabéns às equipes, aos treinadores e à UFPI”, afirmou.

Pró-reitor da PRAEC, Emídio Matos

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos, destacou o papel da Universidade como espaço de formação integral. “Encerramos a sexta edição dos Jogos Universitários e a primeira edição do Festival Paradesportivo, numa grande festa esportiva com toda a multicampia. Começamos com a Corrida de Rua ‘UFPI em Movimento’, envolvendo estudantes, servidores e comunidade. A UFPI é um lugar de estudar, pesquisar e também de viver bem. O esporte é fundamental para fortalecer esse orgulho da nossa comunidade e do Estado do Piauí”, frisou.

Equipe de Talita Bezerra, do campus de Picos, recebe premiação no JUFPI 2025

Os estudantes também celebraram a experiência. Talita Bezerra, do curso de Sistemas de Informação, do campus de Picos, conquistou o 3º lugar no vôlei e destacou a superação de dificuldades. “Nós conseguimos subir ao pódio, algo muito importante para nós. Ano que vem esperamos trazer mais equipes e melhores resultados”, disse.

Equipe do estudante Eduardo Pinho também subiu no pódio do JUFPI 2025

Eduardo Pinho, campeão no futsal, campus de Teresina, falou dos desafios ao longo da competição. “Foi um campeonato muito difícil, com equipes bastante qualificadas. Nosso time estava em reformulação e muitos duvidaram de nós, mas fomos vencendo jogo a jogo. Na final, contra uma forte equipe de Bom Jesus, conseguimos a vitória. Só tenho a agradecer pela oportunidade e pela conquista”, contou.

Estudante Rickelmy Souza

Já Rickelmy Souza, estudante de Engenharia Agronômica e treinador das equipes de vôlei e futsal do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), avaliou de forma positiva a participação do campus. “Foi uma boa competição, chegamos a três finais, embora não tenhamos conquistado títulos desta vez. Mas voltaremos mais fortes. Agradeço ao CPCE, ao diretor Everaldo, ao Marcelo e principalmente aos atletas pelo empenho. Foi meu último JUFPI como treinador, e guardo essa experiência com gratidão”, declarou.

Na oportunidade, também estiveram presentes o vice-reitor Edmilson Moura; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Gardênia Pinheiro; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Waleska Albuquerque; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras; o diretor do CCHL, Vitor Sandes; o diretor do CTT/UFPI, Jossivaldo Pacheco; o diretor da Biblioteca Comunitária da UFPI, Rigoberto Veloso; e o professor Sérgio Galán.

JUFPI 2025

Entre as novidades deste ano, destacou-se a estreia da Corrida de Rua “UFPI em Movimento”, realizada no Campus Ministro Petrônio Portella, com percursos de 5 km e 10 km. As provas foram disputadas por estudantes, servidores, comunidade externa e pessoas com deficiência. Outra inovação foi o lançamento do 1º Festival Paradesporto (FESTPARA/2025), iniciativa que busca promover integração, inclusão e acolhimento por meio do esporte para estudantes com deficiência.

Os Jogos Universitários da Universidade Federal do Piauí (JUFPI/2025) foram promovidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio da Coordenação de Saúde, Esportes e Bem-Estar (COSEB/PRAEC), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC).