Professor da UFPI levará à COP30 ações de conscientização ambiental desenvolvidas por estudantes de Teresina


Professor da UFPI, Raimundo Lenilde, com alunos do CTT/UFPI, que participam de projetos internacionais, que instigam a reflexão sobre impacto das mudanças climáticas

Ações de conscientização ambiental propostas por estudantes do Colégio Técnico de Teresina (CCT/UFPI), que integram os Projetos “Pacto Global do Clima pela Juventude” e "Nós Propomos!", coordenados no Piauí pelo professor do Campus da UFPI, Raimundo Lenilde, serão levadas à COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025). O evento ocorrerá de 10 a 21 de novembro de 2025 em Belém-PA. As propostas e contribuições dos estudantes serão apresentadas no espaço da COP30 chamado Zona Verde. 

Com ações desenvolvidas no Piauí desde 2017, o Projeto Nós Propomos" e, posteriormente, a partir de 2025, o "Pacto Global do Clima pela Juventude" promovem atividades no Colégio Técnico de Teresina (CTT/UFPI) e no CETI “Gov. Dirceu Mendes Arcoverde/ Colégio da Polícia Militar, mantido pelo governo do estado do Piauí. 

As iniciativas dos projetos buscam capacitar os jovens para se tornarem líderes na luta contra as mudanças climáticas, promovendo uma abordagem inovadora e inclusiva para enfrentar os desafios ambientais globais, com ações promovidas no contexto das disciplinas.

Em todo o Brasil, cerca de 80 alunos de escolas públicas da COP30, de 15 a 20 anos, devem participar da COP30 em Belém. O professor Raimundo Lenilde comenta a importância da participação da UFPI e do Piauí na Conferência e avalia como bons os resultados do funcionamento dos projetos trazidos por ele da Europa para o Piauí.

Professor Raimundo Lenilde, da UFPI, visita escolas que participam de projetos que promovem conscientização ambiental e cujas iniciativas serão levadas à COP30

“Estarei em participação ativa na COP30 dos dias 12 a 14 de novembro de 2025, quando faremos movimentos de rua e mobilizações de alunos no espaço do Parque da Cidade. Nessa perspectiva, marcaremos a presença com a UFPI nos debates e fazendo história dentro da COP30”, detalha o Professor Raimundo Lenilde.

As iniciativas das escolas de Teresina estão na reta final de aperfeiçoamento e farão parte das atividades de culminância dos projetos a serem finalizadas até outubro de 2025. “A ideia é a gente desenvolver qualquer tipo de atividade para promover conscientização relacionada à melhoria da qualidade de vida em função das mudanças climáticas. É desenvolver consciência ambiental desde a base, ou seja, do Educação Básica”, avalia o Prof. Raimundo Lenilde, docente do Curso de Geografia do Campus de Teresina.

O tema mudanças climáticas motivou o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar envolvendo estudantes das matérias Geografia, Biologia e Língua Portuguesa do Colégio Técnico de Teresina (CTT/UFPI). Conectando conhecimento científico, linguagem e ação comunitária, a atividade buscou promover reflexão crítica sobre os impactos ambientais e sociais das transformações climáticas.

Aluno do CTT/UFPI participa de experiência com anemômetro, que mede velocidade do vento

Na disciplina de Geografia, alunos foram incentivados a atuar como multiplicadores de conhecimento adquirido em suas comunidades, além de criarem instrumentos de monitoramento climático feitos com materiais reutilizáveis, como pluviômetros e termômetros artesanais, para permitir a compreensão de fenômenos meteorológicos de forma prática e acessível. 

A estudante do 1º ano, Gabriela Moreira, atuou no projeto de produção das estações meteorológicas, que utilizou materiais simples e caseiros para criar equipamentos de monitoramento e registro de dados sobre as condições atmosféricas. Ela acrescenta que participar do trabalho foi bastante significativo.

Estudante do CTT/UFPI, Gabriela Moreira, participante dos projetos

“ Está chegando a época em que mais se tem queimadas aqui na nossa comunidade da UFPI e também em outras regiões de Teresina. Com a ajuda desses equipamentos, podemos acompanhar a umidade, a pressão e o vento para identificar quando o risco de queimadas é maior, assim evitando acidentes. Trabalhar nesse projeto foi, além de tudo, uma forma de aprender e entender melhor como o tempo se comporta por meio das estações”, conta Gabriela.

Já a disciplina de Biologia trouxe esclarecimentos que contribuíram para maior compreensão dos impactos ecológicos das mudanças climáticas, e a disciplina de Língua Portuguesa trabalhou textos e roteiros que resultaram em vídeos criativos e informativos, produzidos pelos próprios estudantes, conta o docente de Geografia do CTT, Marcos Antonio de Castro, executor dos projetos no Colégio. 

Docente de Geografia do CTT, Marcos Antonio de Castro

“Esses vídeos abordaram desde os efeitos do aquecimento global até ações cotidianas que podem contribuir para a mitigação dos impactos ambientais com linguagem acessível, práticas sustentáveis e que é possível educar para transformar.”, detalha o professor Marcos Antonio de Castro, da disciplina de Geografia, que desenvolveu o projeto no CTT/UFPI juntamente com os docentes Hendrie Nunes, de Biologia; Elizabeth Gonçalves, de Língua Portuguesa; Sidclay Maia, de Língua Inglesa; e Marcyany Alexandra Ferreira, de Língua Espanhola.

O Projeto "Nós Propomos!", idealizado pelo Prof. Sérgio Claudino Loureiro Nunes, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), da Universidade de Lisboa (ULisboa), Portugal, é uma iniciativa que visa promover cidadania territorial e inovação educacional por meio de resolução de problemas reais das comunidades. Já o projeto "Pacto Global do Clima pela Juventude",que tem como idealizador o Prof. Alfredo Pena-Veja, da L'École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris/França, trata-se de iniciativa internacional que visa promover  reflexão e ação de jovens, cientistas e educadores para enfrentar a crise climática, abordando a urgência climática, a justiça climática e a biodiversidade.