A comemoração dos 30 anos da Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi marcada por emoção, homenagens e música. A solenidade começou com a leitura da trajetória da Biblioteca, seguida por apresentação musical do pianista Luciano Azevedo e da cantora Beatriz Rodrigues. Além dos hinos do Piauí e de Teresina, da canção Cajuína de Caetano Veloso, os músicos interpretaram a música Fascinação, letra de Armando Louzada. Beatriz justificou a escolha: “a biblioteca é esse lugar que fascina”, observação bastante aplaudida pelo público.
Músicos Beatriz Rodrigues e Luciano Azevedo
Na programação, além da abertura cultural e da formação da mesa de honra, ocorreram discursos oficiais, a exibição de um documentário sobre a história da BCCB, homenagens a personalidades que fizeram e fazem a Biblioteca, além do anúncio da logomarca vencedora em alusão aos 30 anos.
Reitora Nadir Nogueira
Em sua fala, a reitora Nadir Nogueira homenageou todos que ajudaram a construir e consolidar a Biblioteca, citando nomes como o ex-reitor Charles da Silveira, o ex-diretor Geraldo Batista e a ex-diretora Antônia Maria Melo. Ela ressaltou também sua relação pessoal com o espaço, lembrando que em 1995, ano da inauguração da BCCB, vivenciava a maternidade, o que criou um vínculo especial com a Unidade. “Uma Biblioteca que não abriga somente um acervo, mas que abriga conhecimento. Conhecimento que os nossos jovens vêm buscar aqui, seja para preparar um seminário, estudar para uma prova ou concurso público. Um espaço acolhedor, seguro e tecnológico”, destacou.
A reitora frisou ainda o compromisso da gestão em ampliar a inclusão, fortalecer a estrutura da biblioteca e valorizar o corpo técnico, ressaltando avanços como a implantação do Laboratório de Acessibilidade e Inclusão (LACI), iniciativa concretizada durante sua atuação como vice-reitora, em parceria com o então reitor Arimateia Dantas.
Diretor da BCCB, Rigoberto Veloso
O diretor da BCCB, Rigoberto Veloso, sublinhou a importância da Biblioteca nos últimos 30 anos e os números que comprovam sua relevância, como a produção de fichas catalográficas, cursos e manuais elaborados pela equipe. Para ele, celebrar essa data é também reafirmar a missão da UFPI na formação, na pesquisa e na cidadania. “O zelo e o profissionalismo mantêm essa biblioteca viva, dinâmica e acolhedora. Celebrar 30 anos da BCCB é celebrar o compromisso da UFPI com a formação integral dos seus estudantes, com a valorização da pesquisa científica, com a difusão da cultura e com a promoção da cidadania”, afirmou.
Antônia Maria Melo, primeira diretora da BCCB
Antônia Maria Melo, primeira diretora da BCCB, relembrou os esforços para tornar realidade o projeto da Biblioteca e agradeceu à equipe da época. “Estou aqui emocionada por essa homenagem, porque esta Biblioteca, para mim, foi um sonho realizado. Hoje estou feliz de ver que ela continua nas mãos de pessoas que priorizam o conhecimento e os objetivos pelos quais foi criada”, disse.
Homenagens
A solenidade prestou, ainda, reconhecimento a personalidades e servidores que marcaram a história da Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco. Foram homenageados a reitora da UFPI, Profa. Nadir do Nascimento Nogueira; a defensora pública do Estado do Piauí, Ana Teresa Ribeiro da Silveira, representando o Prof. Charles Carvalho Camilo da Silveira, ex-reitor da UFPI; e a jornalista Daiane Rufino Leal, que representou o patrono da Biblioteca, o jornalista Carlos Castello Branco (in memoriam). Também receberam homenagens a Profa. Antônia Maria Mendes Melo, primeira diretora da BCCB, e o servidor José de Ribamar Pereira da Silva, reconhecido por seus 50 anos de dedicação à Instituição.
Também foram divulgados os vencedores do concurso de logomarcas em celebração aos 30 anos da Biblioteca. O primeiro lugar foi conquistado por Maurício Marques de Oliveira, estudante do curso de Gestão de Dados da UFPI; o segundo lugar ficou com Karen Vitória Alencar Lopes, aluna de Administração; e o terceiro lugar com Sarah Letícia Ribeiro Monteiro, do curso de Ciências Biológicas.
Compuseram a mesa de honra a reitora da UFPI, Profa. Nadir do Nascimento Nogueira; o vice-reitor, Prof. Edmilson Moura; a secretária municipal de Educação de Teresina, Irene Lustosa; o ex-reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes; a primeira diretora da BCCB, Profa. Antônia Maria Melo; e a Defensora Pública do Estado do Piauí, Ana Teresa Ribeiro da Silveira, representando o Prof. Charles Carvalho Camilo da Silveira, ex-reitor da UFPI.
Confira mais fotos: