UFPI convida comunidade acadêmica e externa para construção coletiva do Plano de Cultura da Universidade

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), realiza, no sábado (23), das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, o 1º Grupo de Trabalho do Plano de Cultura da UFPI - GT Teresina. O evento acontece no Auditório Rivelilson Mendes, do curso de Farmácia. A solenidade de abertura e as palestras serão transmitidas no canal UFPITV no YouTube.  Para participar do GT, inscreva-se aqui.

A iniciativa tem como objetivo a construção colaborativa de uma política cultural institucional, democrática e alinhada à diversidade de saberes e expressões da comunidade da UFPI.

Na oportunidade, serão realizadas palestras com a professora Aglaíze Damasceno, pró-reitora de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), e com Leno Veras de Carvalho, gerente do Arquivo Histórico da Fundação Bienal de São Paulo, que também participará do debate coletivo.

Docentes, discentes, servidores técnico-administrativos, agentes culturais e gestores culturais poderão se inscrever para o evento. Além de membros da Instituição, mediadores culturais de outras instituições, ou independentes, podem ajudar a construir o Plano de Cultura.

Para construir um Plano de Cultura plural, a PREXC dividiu o planejamento em quatro eixos temáticos, para que os interessados possam atuar na área em que tenham mais afinidade e experiência. São eles: memória, patrimônio material e imaterial; produção e difusão cultural; cultura, identidade e diversidade; e fomento, formação, pesquisa e extensão em cultura.

A coordenadora de Cultura e Cidadania da PREXC, professora Danielle Araújo, ressaltou que o Plano de Cultura será uma importante ferramenta para a extensão universitária. “Mais do que um documento, o Plano de Cultura é um instrumento de fortalecimento da identidade da UFPI, da extensão, de reconhecimento da diversidade cultural que nos forma e de planejamento de ações e políticas que democratizam o acesso, estimulem a criação e promovam o diálogo entre saberes e expressões artísticas e culturais”, destacou.

A professora Danielle Araújo também revelou que, nos próximos meses, serão promovidas escutas na multicampia da Universidade, com datas que serão posteriormente divulgadas. “Neste semestre, 2025.2, iniciamos a agenda dos Grupos de Trabalho – GT’s, em Teresina, mas em setembro teremos o GT de Picos, em Outubro o GT de Floriano e em Novembro o GT de Bom Jesus”, concluiu.