UFPI lança edital com 22 bolsas de produtividade para docentes e avança na valorização da pesquisa e da equidade de gênero

Momento de desenvolvimento de pesquisa em laboratório da UFPI. Foto: Arquivo SCS/UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), lançou o Edital de Bolsa de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PQDT), que oferta 22 vagas voltadas a docentes com atuação destacada em pesquisa científica, tecnológica ou de inovação. As inscrições seguem disponíveis até o dia 18 de agosto e as bolsas têm duração de 24 meses.

O objetivo é reconhecer o mérito de pesquisadoras e pesquisadores que têm contribuído de forma relevante para o avanço da ciência e da tecnologia no âmbito da UFPI, além de estimular a liderança acadêmica, o impacto da produção científica e a distribuição equitativa de fomento entre áreas e perfis diversos.

Reitora da UFPI, Nadir Nogueira

Segundo a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, a valorização de docentes e da pesquisa acadêmica é um dos pilares da gestão da Administração Superior, sustentada pela tríade: democracia, sustentabilidade e inovação. “Este edital é uma iniciativa de fomento à pesquisa. Os docentes concorrentes disputarão bolsas de produtividade com valor reajustado para R$ 1.100 reais, antes eram R$ 900, se equiparando ao valor do CNPq. O que temos observado é que os pesquisadores contemplados com essa bolsa apresentam, posteriormente, um alto índice de aprovação em editais do CNPq, alcançando o reconhecimento como pesquisadores de produtividade”, enfatiza.

Ainda de acordo com a reitora Nadir Nogueira, um dos destaques do edital é a reserva mínima de oito bolsas para pesquisadoras autodeclaradas do gênero feminino, representando um avanço inédito nas políticas institucionais de fomento à equidade de gênero. “Essa é uma pauta extremamente cara para nós. As mulheres são maioria na população brasileira e nas universidades públicas. No entanto, à medida que avançam na pós-graduação e nos espaços de pesquisa, essa presença feminina vai diminuindo. Com isso em mente, decidimos reservar, neste edital de 2025, o mínimo de 8 das 22 bolsas para mulheres pesquisadoras. Isso não significa que serão apenas oito, elas também poderão concorrer na ampla concorrência, mas queremos assegurar esse mínimo como forma de garantir representatividade e corrigir essa distorção histórica”, sublinha.

As bolsas serão distribuídas conforme o nível de produtividade dos candidatos, levando em conta critérios objetivos como: produção bibliográfica qualificada, coordenação de projetos de pesquisa, formação de recursos humanos (orientações de mestrado e doutorado), captação de recursos e atuação em inovação. A distribuição também busca garantir representatividade entre as grandes áreas do conhecimento, como Ciências Exatas, Humanas, Saúde, entre outras.

Vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura

O vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura, já foi bolsista do programa na Instituição e pontua que isso foi essencial para ele conquistar a bolsa de produtividade do CNPq. “Acredito que este é um dos projetos mais eficazes da UFPI. Somos frequentemente elogiados por essa iniciativa em outras instituições. Nesse contexto, nossos pesquisadores são incentivados a submeter propostas aos editais do CNPq e, mesmo quando aprovados por mérito, mas não contemplados com bolsas, essa avaliação externa contribui para qualificar nossos projetos nos anos seguintes”, afirma.

Pró-reitor da PROPESQI, Rodrigo Veras. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI, Rodrigo Veras, a expectativa é que o fomento gere impactos estruturantes na ciência da Universidade. “Espera-se o fortalecimento dos grupos de pesquisa, o aumento do número de publicações em periódicos de alto impacto, a ampliação das redes de cooperação nacional e internacional, e a formação mais qualificada de recursos humanos na pós-graduação. Além disso, a valorização de lideranças científicas dentro da Universidade deve contribuir para elevar os indicadores institucionais de pesquisa e inovação, consolidando a UFPI como referência em diversas áreas do conhecimento”, conclui.

O edital completo e o formulário de inscrição podem ser acessados aqui.