UFPI firma parceria com a FAPEPI para publicação de até 12 obras por ano pela EDUFPI

Reunião foi realizada no Salão Nobre da Reitoria

Na manhã desta segunda-feira, 14 de julho, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) firmou um acordo de cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), durante reunião realizada no Salão Nobre da Reitoria. A parceria prevê o fomento à publicação de até 12 obras por ano pela Editora da UFPI (EDUFPI), contemplando títulos científicos autorais, obras de ficção, minicontos, teses e dissertações.

As obras selecionadas para publicação seguirão rigorosamente o processo de edital público, com critérios claros de avaliação, garantindo ampla participação da comunidade acadêmica e literária.

A EDUFPI é vinculada à Superintendência de Comunicação Social da UFPI (SCS), que também engloba a Rádio Universitária FM, a Gráfica Universitária, a Livraria Monsenhor Melo e o Cerimonial. 

Superintendente da SCS/UFPI, professora Jacqueline Dourado

Para a superintendente de Comunicação, professora Jacqueline Lima Dourado, o acordo representa um avanço estratégico. “Acreditamos que este é apenas o primeiro de muitos acordos que hão de vir com a FAPEPI. Esta primeira parceria terá vigência de dois anos e esperamos poder renová-la. Em breve, também celebraremos um convênio com a nossa Gráfica Universitária. Há uma sensibilidade muito grande com as causas da UFPI por parte do professor Xavier, que tem se mostrado atento às nossas demandas institucionais”, destacou.

Na foto, o vice-reitor Edmilson Moura e o presidente da FAPEPI, João Xavier

O vice-reitor da UFPI, professor Edmilson Moura, que responde interinamente pela Reitoria, também celebrou a iniciativa como um impulso à política editorial da Universidade. “Estamos antecipando uma proposta baseada em critérios e transparência, garantindo oportunidade a todos e priorizando a excelência das obras. Com o apoio da FAPEPI, agradeço imensamente ao professor João Xavier pela sensibilidade e disponibilidade em colaborar conosco e compreender as nossas demandas”, afirmou.

O presidente da FAPEPI, professor João Xavier da Cruz Neto, ressaltou o compromisso institucional com a valorização da produção acadêmica e cultural do estado. “Estamos assinando este acordo que garantirá recursos, inicialmente por dois anos, para a publicação de livros. A intenção é que esse apoio seja ampliado para os próximos quatro anos, com um volume de investimentos ainda maior. Esta é uma ação emergencial que atende a uma demanda da UFPI e reconhece a importância da difusão do conhecimento produzido na universidade”, pontuou.

Diretora da EDUFPI, professora Olívia Perez

A diretora da EDUFPI e da Livraria Monsenhor Melo, professora Olívia Cristina Perez, reforçou que o convênio representa um marco para a democratização das publicações acadêmicas na UFPI. “A FAPEPI nos atendeu prontamente com recursos que permitirão o lançamento de editais para seleção e publicação de livros. Nesta primeira etapa, o convênio tem duração de dois anos, e já vamos lançar um edital para selecionar cinco obras por ano. Essa iniciativa representa uma transformação significativa na forma como os livros são publicados na UFPI, promovendo mais oportunidades para que todos possam divulgar suas produções”, explicou.

Participaram também da assinatura do acordo os coordenadores da Gráfica Universitária, Renan Marques e da Rádio FM UFPI Carlos Jorge Monteiro.