Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CNPq abre inscrições para o Prêmio de Iniciação Científica e Tecnológica

CNPq abre inscrições para o Prêmio de Iniciação Científica e Tecnológica

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com inscrições abertas para o 10° Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. Os bolsistas interessados em participar têm até o dia 20 de agosto para encaminhar as inscrições individuais às Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós Graduação das universidades ou Coordenações do PIBIC/PIBITI e Institutos e Centros de Pesquisa.

Os participantes concorrem a um total de R$42 mil (distribuído em seis categorias), uma Bolsa de Mestrado e participação na 65ª Reunião da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá em 2013. Inscrições e outras informações em www.destaqueict.cnpq.br.

Saiba mais

A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação em 1951. O principal objetivo da bolsa era, inicialmente, despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados. Atualmente, a Iniciação Científica é concedida por meio de programas institucionais via Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente.

Para reforçar estas ações, foi criado pelo CNPq, em 2003, o "Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica" com os objetivos de premiar os trabalhos de destaque entre os bolsistas de Iniciação Científica do CNPq, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final de pesquisa, e as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que contribuíram de forma relevante para o alcance das metas do Programa.

O Prêmio é entregue na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e conta com a parceria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), proporcionando ao Prêmio maior visibilidade, notadamente, junto à comunidade acadêmica e aos universitários brasileiros.