Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > “Música de Câmara no Campus” acontecerá próxima sexta-feira 22

“Música de Câmara no Campus” acontecerá próxima sexta-feira 22

edu e dani

Violinista Eduardo Ramos e pianista Daniela Cabezas

Na próxima sexta-feira (22) acontecerá a terceira edição do “Música de Câmara no Campus”. O evento será no Auditório do Curso de Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e contará com a presença do violinista Eduardo Ramos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Edu work

Eduardo Ramos Durante Workshop  sobre “A Prática e o Estudo Consciente”

O Professor Cássio Henrique Martins, Mestre em Performance Musical, explica que  Eduardo Ramos ministrou um Workshop no dia 14 de janeiro nas dependências do Curso de Música sobre “A Prática e o Estudo Consciente”, a todos os estudantes de cordas friccionadas da UFPI e convida toda a comunidade para o evento.  “Convidamos toda comunidade para prestigiar o Duo Eduardo Ramos (violino) e Daniela Cabezas (piano); o Duo Clássico Brasil formado pelo professor Cássio Martins (violino) e André Felipe (piano), e o Duo Reis&Couto, formado pelo violoncelista Wanderson Reis e Priscilla Couto”, explica o professor Cássio Henrique Martins, Mestre em Performance Musical.

Sobre Eduardo Ramos:

É graduado em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade Federal do Piauí, durante sua graduação foi aluno do professor e violinista Ms. Cássio Martins.  De 2008 a 2014 integrou o naipe de violinos da Orquestra Sinfônica de Teresina sob a regência de Aurélio Melo. Em Teresina também foi aluno do saudoso Maestro Emmanuel Coelho Maciel.

Na UFPI atuou como instrumentista das Orquestras de Câmara e do grupo Brasil Musicamara sob a regência de Cássio Martins e ainda da Jazz Sinfônica sob regência do maestro e Ms. Samuel Fagundes. Como professor, atuou no Projeto Música Para Todos de 2010 a 2014 sob a orientação de Cássio Martins, foi também instrutor de violino no Curso Técnico Pronatec em Música sob coordenação de Samuel Fagundes.

Atualmente Eduardo Ramos reside em Porto Alegre - RS, onde cursa Bacharelado em violino na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na classe do professor Dr. Fredi Gerling, tendo ainda orientações com a professora violista e violinista Ms. Hella Frank. Na UFRGS integrou em 2015 o elenco de instrumentistas, bailarinos, atores e cantores na produção da Ópera A Bela e Fiel Ariadne de Johann Conradi, participou em Master Classes com Francesca Anderegg - EUA, Eva Szekely - EUA e Annette - Bárbara Vogel -Alemanha.

Eduardo Ramos também ministra aulas na extensão da UFRGS e recentemente foi convidado pelo professor Dr. Fredi Gerling a participar como bolsista no Projeto de Formação para Professores do Estado do Rio Grande do Sul - Uma parceria da UFRGS com a Secretaria de Educação do Estado. E fora do ambiente acadêmico Eduardo Ramos é professor do Instituto Popular de Arte  Educação( IPDAE), onde desenvolve um trabalho com crianças e jovens da periferia de Porto Alegre e como instrumentista atua na Orquestra de Câmara IPDAE sob a regência de Wenceslau Moreira( também professor de violoncelo na referida instituição e primeiro violoncelista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).