Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes de iniciação científica da UFPI são aprovados em Pós-Graduação conceito 7

enfermagem pos

O estudante Álvaro Francisco Lopes de Sousa nem tinha apresentado o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e já estava aprovado, em primeiro lugar, para o doutorado em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), conceito 7 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ele passou direto da graduação para o doutorado. O estudante integra o grupo de pesquisa "Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde", coordenado pela Profa. Dra. Maria Eliete Batista Moura, e foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFPI) durante dois anos.

essa 2

Estudante Álvaro Francisco Lopes de Sousa, aprovado em 1º lugar para doutorado na USP

"Concorrer direto para o doutorado foi um entendimento entre a minha orientadora PIBIC/UFPI, professora Maria Eliete Batista Moura, e a orientadora de São Paulo. A USP tem um critério de considerar o estudante que tenha uma maior quantidade de publicações e de pesquisas em Iniciação Científica. Fui iniciação científica dois anos e tinha uma média de 18 artigos publicados quando concorri, inclusive, publicações em revistas Qualis A e internacionais. A professora da USP até falou que era a primeira vez que um estudante ainda não formado chegava com essa quantidade de artigos e com esse amadurecimento acadêmico. Chegamos ao consenso que daria pra concorrer e, graças a Deus, obtive êxito", destacou Álvaro Franciso.

enfermagem pos3

Estudante Artur Acelino Francisco Luz Nunes Queiroz, aprovado em 1º lugar para mestrado na USP

O Álvaro não vai embarcar nesssa sozinho. Também foram aprovados para o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem da USP, nível mestrado, os estudantes Artur Acelino Francisco Luz Nunes Queiroz e Layze Braz de Oliveira. Os três são colegas de turma, de grupo de pesquisa e de PIBIC/UFPI. Artur Acelino já começou a pensar na pós-graduação no segundo período do curso e o projeto de pesquisa apresentado na USP trata da relação entre fatores depressivos e adesão a terapia antirretrovirais dos portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). "A adesão a terapia antirretroviral é uma das metas do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) para diminuir a infecção a nível global. Eu fiz o projeto pensando em estudar a testagem, a adesão à terapia e a diminuição da carga viral", explicou.

essa

Estudante Layze Braz de Oliveira, aprovada em 4º lugar para mestrado na USP

A pesquisa da Layze Braz trata do gerenciamento de riscos entre casais sorodiscordantes, quando um dos parceiros é soropositivo e o outro soronegativo. "Essa é uma pesquisa multicênica que está sendo realizada no Piauí e em outros estados. O aumento da expectativa de vida de pessoas vivendo com HIV/aids, mudou o panorama dessa infecção ao longo dos tempos, possibilitando a formação de casais sorodiscordantes, dessa forma é importante a identificação desses casais e a condução de medidas intervencionistas e eficazes com o intuito de possibilitar o gerenciamento de risco da transmição sexual do HIV", esclareceu.

enfermagem pos2

Profa. Dra. Maria Eliete Batista Moura, orientadora dos estudantes no Curso de Enfermagem/UFPI

Segundo a professora Maria Eliete Batista Moura, a iniciação científica na graduação tem contribuído para a formação qualificada dos estudantes e o crescimento das pesquisas na UFPI. "O PIBIC foi criado para fazer a iniciação científica dos estudantes da graduação e prepará-los para a Pós-Graduação. No nosso departamento de enfermagem, temos uma disciplina no segundo período do curso em que o estudante toma conhecimento dos bancos de dados, tudo sobre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a CAPES e as principais revistas de enfermagem. E o estudante é preparado para fazer um projeto de iniciação científica", destacou.

Os estudantes do grupo de pesquisa Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde contam com o Laboratório de Pesquisa Experimental no Controle de Infecções, inaugurado há um ano. A estrutura serve para as pesquisas da graduação e das pós-graduações.