Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Simpósio apresenta experiências de estudantes no Estágio Supervisionado de Educação Física

IMG 0126

Os estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Física III e IV estiveram em escolas municipais de Teresina onde realizaram atividades acadêmicas relacionando os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no curso. As experiências desse período foram relatadas durante o II Simpósio do Estágio Supervisionado em Educação Física. O evento foi realizado na tarde desta quinta-feira (14), na Sala de Dança do Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). . A coordenação da atividade é da Profa. Dra. Aline de Freitas Brito, ministrante da disciplina de Estágio Supervisionado.

IMG 0106

Professora Aline de Freitas Brito, Coordenadora do Simpósio

No período passado, os estudantes relataram as dificuldades encontradas durante o estágio e nesse período concentraram as atenções em soluções. "Os estudantes indo para o estágio têm a possibilidade de aplicar as teorias que eles viram nos primeiros estágios e frente às dificuldades encontradas se posicionarem como futuros professores. Isso permite que eles tenham a capacidade de gerar soluções práticas para resolver aquele problema que acontece de imediato, o que dá uma autonomia grande ao estudante", destacou a professora Aline de Freitas Brito.

IMG 0102

Os estudantes Andressa Cardoso, Augusto Saraiva e Walbênia Sousa

O trabalho dos estudantes Augusto Saraiva, Andressa Cardoso e Walbênia Sousa abordou "Como a ausência do profissional de Educação Física na Educação Infantil interfere no desenvolvimento motor dos alunos". Os estudantes constataram que a escola onde desenvolveram o estágio supervisionado não tem profissional de Educação Física para executar as atividades da área. Segundo Augusto Saraiva a primeira solução para o problema apontado é a presença de um profissional de Educação Física na escola. "Depois, especializar esse profissional, por exemplo, fazendo cursos fora da escola para ter mais preparo com as crianças. Outra orientação é fazer aula de Educação Física, no mínimo, duas vezes por semana", apontou.

Durante o Simpósio, cerca de 50 estudantes apresentaram os trabalhos em banners para discussão e avaliação dos colegas.