Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Profa. Dra. Maria do Carmo Alves Bomfim é homenageada

Profa. Dra. Maria do Carmo Alves Bomfim é homenageada

A Profa. Dra. Maria do Carmo Alves Bomfim, do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi homenageada na tarde desta terça-feira (12), por professores, estudantes e familiares. A homenagem aconteceu no Centro de Ciências da Educação (CCE), e ressaltou a contribuição da docente à Instituição.

maria3

Professores, alunos e familiares da Prof.ª  Dr.ª Maria do Carmo Alves Bomfim prestigiaram o evento

A homenageada completou 70 anos recentemente e observa sua trajetória. “Foi uma trajetória de muito trabalho, mas, também de muito companheirismo entre professores, funcionários e estudantes”, comemora.

maria2

Prof.ª  Dr.ª Maria do Carmo Alves Bonfim

Segundo a Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação, Profa. Dra. Edna Maria Magalhães do Nascimento, a professora Maria do Carmo Alves Bomfim possui uma longa trajetória em defesa da educação piauiense. “A professora sempre contribuiu com pesquisas, projeto de extensão, militância nos movimentos sociais, na educaçao e diversidade”, diz.

maria1

Profa. Dra. Edna Maria Magalhães do Nascimento

A professora Maria do Carmo Alves Bomfim possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Facudade Católica de Filosofia do Piauí (1968), graduação em Licenciatura Curta em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1978), mestrado em Educação História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Educação História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente, a professora atua na área de Fundamentos Históricos e Culturais no Curso de Pedagogia e na área Educação e Diversidades Culturais, nas linhas de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Movimentos Sociais; no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma IES. Além disso, é Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas "Educação, Gênero e Cidadania - NEPEGECI", com orientação de pesquisa (mestrado e doutorado) no campo: Educação, Gênero, Afrodescendência, Juventudes, Cultura de Paz na Escola e Violências na Escola.