Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI lança Documentário no Rio Grande do Sul

Professor da UFPI lança Documentário no Rio Grande do Sul

Foi lançado ontem em Porto Alegre (RS) o documentário MEMÓRIAS DE PAZ E GUERRA: uma aventura no Sinai, do Prof. Dr Ricardo Arraes, docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O documentário conta a participação de onze soldados gaúchos integrantes da primeira missão de paz montada pela ONU entre os anos de 1957 a 1967. A chamada "Missão Suez" tinha a responsabilidade de guarnecer a fronteira árabe-israelense e manter a paz naquela região do Oriente Médio.

Trata-se do segundo lançamento do documentário na capital gaúcha. O primeiro ocorreu dia 19/11 nas instalações da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e foi coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH). Ontem, o evento foi mais restrito e ocorreu no Salão Nobre do Círculo Militar de Porto Alegre e contou com a participação majoritária de veteranos brasileiros que participaram daquela missão, de oficiais da ativa e da reserva do Exército Brasileiro, além de pessoas da comunidade.

O documentário é um longa metragem de 100 minutos, que foi produzido e dirigido pelo Prof. Arraes e foi rodado nas dependências da Faculdade de Comunicação Social (FAMECOS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Esse documentário é um dos produtos do estágio Pós-Doutoral do Prof. Ricardo que é docente da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da UFPI.

Ainda não há previsão de lançamento do documentário em Teresina.