Alunos de Canto do curso de Licenciatura em Música da UFPI, participantes de The Phantom of the Opera in Concert (2011, sob direção dos professores Cássio Martins e Deborah Oliveira), agora levantam voo e montam o Projeto Musical Independente. Idealizado por Edivan Alves, tenor que esteve no papel título em The Phantom of the Opera, e apoiado por trinta cantores, atores e bailarinos, o grupo foi criado em janeiro de 2012, com intuito de reunir artistas interessados em Teatro Musical.
Desde 2006, a professora Deborah Oliveira vem realizando atividades de ensino e extensão na UFPI, voltadas para o Teatro Musical. Com formação em canto e dança, a professora é fã número um do gênero, e acredita na possibilidade de atrair mais público aos palcos da cidade, com esse tipo de realização. "Desde de que cheguei a Teresina, fico sempre empolgada com a qualidade do material vocal dos cantores daqui. Para citar alguns, pelas minhas mãos passaram Luana Torres, que é hoje Mestre em Canto e professora efetiva no CEFET em Goiânia; Késsia Lopes, que teve a oportunidade de estudar nos EUA, após sua formação na UFPI, e que é hoje Profª de Musicalização Infantil no Colégio Dom Barreto; Ailton Carneiro, coordenador do grupo vocal Octeto; Luana Campos, que despontou como Christine em The Phantom of the Opera in Concert, e desde então tem sido convidada, como cantora solista, em diversos eventos da cidade; além do criador do Projeto Musical Independente, o tenor Edivan Alves, também diretor musical do grupo Setembro; sem contar todas as vozes fantásticas que continuam em formação no Curso de Licenciatura em Música dessa instituição. Sinto-me privilegiada em poder trabalhar com tantos talentos e perceber que eles seguem por conta própria aplicando o que absorveram do curso", comenta.
Incentivado por este pensamento, Edivan Alves e companhia estenderam para fora da universidade os conhecimentos ali adquiridos e provam, com o Projeto Musical Independente, competência profissional, num trabalho de grande qualidade artística. Além de instrumentistas e cantores, o gênero Teatro Musical envolve teatro, dança, cenário, figurino e iluminação, numa criação artística plural.
Para quem quiser conferir, dias 23 de Maio, às 20h e 24 de Maio, às 19h, no Palácio da Música, Centro, o grupo realiza o primeiro show desde sua a formação.