
Professor Renato Mendes durante lançamento de seu livro “O Sono Nosso de Cada Dia: Resgate Histórico e Atualizações Científicas”
O professor Renato Mendes, do curso de Medicina do Campus Senador Helvídio de Nunes Barros (CSHNB) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lançou uma obra inédita que representa um marco para a pesquisa e a difusão do conhecimento sobre o sono no estado. O livro “O Sono Nosso de Cada Dia: Resgate Histórico e Atualizações Científicas” é a primeira publicação piauiense dedicada de forma abrangente ao estudo dos distúrbios do sono, reunindo ciência, história e prática clínica.
A obra foi idealizada pelo docente em parceria com a professora Daisy Satomi Ykeda, fisioterapeuta e professora adjunta do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e conta com a colaboração de membros da Academia Brasileira do Sono – Regional Piauí (ABSONO/PI). O prefácio é assinado pelo neurocientista John Fontenele Araújo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Composta por 12 capítulos, a publicação apresenta um panorama amplo e interdisciplinar das ciências do sono, integrando aspectos históricos, clínicos, sociais e espirituais relacionados ao tema, com contribuições de profissionais das áreas de Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Odontologia e Nutrição.
“Esse é o primeiro livro do Piauí que trata especificamente dos distúrbios do sono, fazendo um resgate histórico dos pioneiros no estudo do tema no estado. Psicólogos, médicos, fisioterapeutas, cirurgiões-dentistas e nutricionistas que contribuíram e ainda contribuem para essa área estão registrados nessa obra. Fico muito feliz por ser pioneiro e por representar a Universidade Federal do Piauí nesse marco científico”, afirma o professor Renato Mendes.
“A felicidade de lançar uma obra em um Congresso Brasileiro do Sono reforça o nosso compromisso com a sociedade em fazer ciência e levar conhecimento para toda a comunidade. O livro apresenta uma linguagem acessível para todos os públicos, o que garante a ampla disseminação das informações e do conhecimento”, completa o docente.

Professor Renato Mendes ao lado do presidente da Academia Brasileira do Sono, Edilson Zancanella
O lançamento oficial ocorreu no dia 28 de novembro, em uma livraria de Teresina, e a obra também ganhou destaque nacional durante o XXI Congresso Brasileiro do Sono, promovido pela ABSONO, realizado entre os dias 4 e 6 de dezembro, no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia.
Além de resgatar a trajetória histórica das ações científicas relacionadas ao sono no Piauí, o livro apresenta atualizações sobre pesquisas e projetos de extensão em andamento, como o projeto “Dormir melhor: saúde física e mental”, que será desenvolvido por estudantes do curso de Medicina da UFPI ao longo de 2026.