Serviço Pedagógico do NAE publica Cartilha sobre intervenções metodológicas para estudantes autistas

Elisiene Borges, pedagoga do CSHNB.

O Serviço Pedagógico, do Núcleo de Assuntos Estudantis e Comunitário (NAE), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), responsável por realizar atendimento, acompanhamento e orientação educacional aos estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) publica a cartilha “Intervenções educacionais e inclusivas para estudantes autistas no CSHNB”.

De acordo com a pedagoga Elisiene Borges, a produção do material foi motivada a partir da demanda dos professores do campus que constantemente buscavam orientações à respeito de metodologias de ensino e avaliação que tornasse possível a inclusão dos estudantes diagnosticados com TEA nos seus respectivos cursos. 

A profissional pontua que “além de apresentar o trabalho do NAE no atendimento ao público alvo da educação especial, a cartilha traz algumas informações sobre o autismo, bem como elenca sugestões metodológicas para os docentes e orienta como discentes com deficiência podem solicitar as adaptações curriculares e metodológicas, previstas com respaldo legal na instituição. A pedagoga afirma que este trabalho se torna importante por reafirmar o
compromisso da UFPI com a inclusão das pessoas com deficiência e a garantia de condições para o desenvolvimento de suas aprendizagens.

O material está disponível gratuitamente em PDF no site da instituição (clique aqui ) e no perfil oficial do NAE no instagran: @naecshnb.