Campus de Picos promove curso para Combater Estresse e Traumas no dia 22 de outubro
Com o propósito de discutir a saúde mental, na terça-feira, 22 de outubro, das 19h às 20h30, o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI), em Picos, organiza, em conjunto com a Breath-Body-Mind Foundation, o curso on-line "Respiração, Corpo e Mente: como combater estresse e traumas”. Acesse o site do evento aqui. Confira também o link de inscrição.
Com ações em várias partes do mundo, os idealizadores da proposta, Richard P. Brown, docente Associado de Psiquiatria Clínica da Columbia University, e Patricia Gerbarg, docente Assistente de Psiquiatria Clínica no New York Medical College, estarão compartilhando suas experiências de pesquisas e de ações humanitárias voltadas para o tratamento de transtornos mentais, traumas e estresse a partir da utilização de métodos intervencionais com terapias de baixo custo, como as relacionadas a exercícios respiração, usos de ervas, yoga, etc.
Os especialistas internacionais, Richard P. Brown e Patricia Gerbarg, cofundadores do Breath-Body-Mind Foundation, ministrarão o curso em inglês com tradução simultânea para o português. Neste primeiro momento, o curso será direcionado a todos os interessados em melhorar a sua saúde mental e física, incluindo profissionais de saúde que também necessitam de métodos para restaurar e manter sua própria saúde mental e física, para que possam continuar cuidando de suas famílias, clientes e comunidades.
O evento conta com a organização do professor Mairton Celestino da Silva, integrante do Curso de História da UFPI/CSHNB e Coordenador do NUPEDOCH, núcleo de pesquisa em história que salvaguarda os documentos do antigo Sanatório Meduna, uma das mais antigas instituições psiquiátricas do Piauí. Além do docente, a proposta do projeto conta com a participação dos discentes Marcelo Raimundo de Souza, acadêmico de Medicina/CSHNB e conselheiro da UFPI, e de Seribi Tucano, Diretor da UPEI-União Plurinacional dos Povos Indígenas e estudante indígena de Medicina/CMPP.
Segundo os idealizadores da proposta, a pretensão é replicar a experiência da Breath-Body-Mind Foundation no Piauí, tomando como horizonte intervenções diretas com grupos vulneráveis que sofrem os impactos do agronegócio, sobretudo povos indígenas e populações quilombolas, bem como um olhar especial para os indígenas Warao da Venezuela, migrantes que vivem em condições precárias em Teresina, e, finalmente, com mulheres encarceradas do sistema prisional do Estado.