Na segunda-feira (19/08), no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), aconteceram defesa de Doutorado e Exame de qualificação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição – PPGAN.
Qualificação do Mestrado- PPGAN
Na sala de reuniões do CSHNB, a discente Flávia Vitória Pereira de Moura, sob orientação da Profª Dra. Stella Regina Arcanjo Medeiros e co-orientação da Profª Dra Joilane Alves Pereira Freire, participou do Exame de qualificação de mestrado intitulado Efeitos da fração insaponificável do epicarpo do buriti (Mauritia Flexuosa l.f.) em comportamentos relacionados a ansiedade.
Para a professora Stella Regina a importância de ser no CSHNB mostra a viabilidade de desenvolver estudos científicos por meio de network de caráter multidisciplinar, fomentado a pesquisa com alunos da pós-graduação e da graduação, de grande relevância para a formação de estudantes com pensamento crítico e aptos a solucionarem problemas dentro da sua área do conhecimento.
“Realizar uma pesquisa é uma forma do discente colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica com auxílio dos pesquisadores-docentes, que além de pesquisadores, atuam como professores na universidade”, destacou a docente.
Segundo Flávia Vitória, poder qualificar o projeto de mestrado no Campus de Picos foi uma felicidade enorme! "Sou egressa do CSHNB e poder voltar para ele como um braço do PPGAN UFPI, é sem dúvidas gratificante. Permitindo abrir muitas portas para novos eventos e defesas no campus. É se sentir em casa! Trabalhar com desenvolvimento de novos produtos é muito prazeroso, temos um mundo de conhecimento e possibilidades. Com o objetivo de poder empregar os resultados das nossas pesquisas e contribuir não só com a ciência, mas também com a população".
Créditos: Auzenir Fotografias
No Auditório Severo Maria Eulálio ocorreu, na tarde da segunda-feira, a defesa da tese intitulada: Aplicações biotecnológicas do epicarpo do buriti (Mauritia flexuosa L.f.)”Mauritia flexuosa L.f.)”, de autoria da pós-graduanda Márcia Luiza dos Santos Beserra Pessoa, sob orientação da Profª Dra Stella Regina Arcanjo Medeiros e co-orientação da Profª Dra Joilane Alves Pereira-Freire, do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição – PPGAN.
Conforme a professora Joilane Freire, a pesquisa científica apresentou resultados excelentes com 2 pedidos de depósito de patente, o primeiro deles relacionado ao processo de obtenção da fração insaponificável da CASCA DO BURITI, e portanto, contribuindo para ampliar a CADEIA PRODUTIVA DO BURITI, ampliando o conhecimento em tecnologias de extração, bem como as possibilidades de agregar valor de mercado a produtos antes descartados.
“A prova disso é o desenvolvimento da segunda PATENTE, onde desenvolveu-se um bioproduto adicionado com essa fração insaponificável. Os resultados são promissores, de elevada qualidade nutricional, com possibilidade de aplicação em diversas áreas biotecnológicas” explicou a docente.
Segundo Márcia Luiza, a pesquisa apresentada representa um grande marco para o Campus de Picos, pois mostra um avanço no estudo de coprodutos de frutos da região, como o buriti, destacando seu potencial. Ela abre novas perspectivas de estudos com ideias inovadoras que poderão contribuir para o tratamento de doenças crônicas. A pesquisa também destaca a importância de explorar recursos naturais que são subutilizados contribuindo para a sustentabilidade e a promoção da saúde. Essa pesquisa será a base para futuras pesquisas sobre o tema.
"Foi muito importante ter sido apresentada no Campus pois Picos é uma região onde o buriti é nativo e portanto tem uma importância significativa na cultura e economia local. Assim valorizamos os recursos naturais da região e destacamos seu potencial. Além disso incentivamos a pesquisa local, o engajamento da comunidade acadêmica, e fortalecemos a importância da UFPI de Picos (CSHNB) como um centro de pesquisa e inovação", finaliza Márcia Luiza.