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Campus de Picos promove II Mostra de trabalhos produzidos no TC da Licenciatura em Educação do Campo

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Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2024, 09h17

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Avaliadores e professores do campus de Picos na II Mostra de Trabalhos produzidos no Tempo Comunidade (TC) do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza (LEDOC, CN)

Na manhã de quarta-feira, 10 de julho, no pátio do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI), realizou-se a II Mostra de Trabalhos produzidos no Tempo Comunidade (TC) do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza (LEDOC, CN). A mostra abrangeu os componentes curriculares de Metodologia do Ensino de Ciências (MEC) e Bioquímica para o Ensino de Ciências (BEC), sob a coordenação e orientação da professora Edneide Silva.

De acordo com a professora Edneide Silva, a ação visa divulgar as atividades desenvolvidas pelos discentes em suas comunidades, aplicando o conhecimento adquirido na Universidade. “A atividade se justifica pelo fato de que o Curso de LEDOC, CN é concebido para atender às particularidades dos povos do campo. Sentimos a necessidade de pensar, desenvolver e aplicar ações pedagógicas específicas para esse público”, explicou.

Nesse sentido, com o objetivo de sistematizar e disseminar os saberes das diversas áreas epistemológicas, colaborar com o desenvolvimento regional e nacional, e promover a formação de professores multidisciplinares, utilizou-se como base a Pedagogia da Alternância. Com isso, a realização do Tempo Comunidade (TC) nas localidades de origem dos discentes e a divulgação dessas atividades tornam-se cada vez mais necessárias. “No componente curricular de MEC, trabalhamos as diversas concepções dos Clubes de Ciências. Os discentes, por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, realizaram levantamentos de dados para a elaboração de um banner, que foi apresentado aos visitantes e avaliadores”, destacou a professora Edneide Silva.

No componente curricular de Bioquímica para o Ensino de Ciências, o produto final foi um Caderno de Receitas Regionais. Este foi concebido a partir da seleção de pratos típicos das regiões das discentes e da disponibilidade da matéria-prima, uma vez que a maioria deles, sendo camponeses, plantam e comercializam seus alimentos. “Foram disponibilizados para degustação pratos como cocada, pamonha, doces diversos (gergelim, mamão com coco, caju), barrinhas de cereal com gergelim e amendoim, bolo de milho, bolo frito, suco de caju e paçoca. Além disso, entregamos um exemplar do Caderno de Receitas como forma de contribuir com a alfabetização e divulgação científica dos conteúdos tratados neste componente, popularizando a compreensão de que a partir da nossa alimentação podemos controlar doenças como diabetes, pressão alta e colesterol. Essa atividade também contempla outros componentes curriculares como matemática, geografia, história e memória, química orgânica, entre tantos outros, dependendo da intenção e do público para o qual a atividade deverá ser adaptada”, finalizou a professora Edneide Silva.

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