Entre os dias 16 e 18 de fevereiro, estudantes da Residência Universitária (REU) do Campus Senador Helvídio Nunes (CSHNB), participaram de uma viagem a Fortaleza.
Durante a viagem o grupo guiado através do Programa Fortaleza a Pé, percorreram as ruas do Centro histórico da Capital, conhecendo a história do centro de Fortaleza, desde seu primeiro cinema até os primeiros hóteis, na Praça do Ferreira; Visitaram a primeira Igreja de Fortaleza, construída no Século XVII; A estátua de Rachel de Queiroz, primeira mulher da Academia de Letras.
Residentes na Praça do Ferreira, em Fortaleza.
Segundo a Assistente Social do Campus, Anna Katarine Ferreira Lima Neiva, a viagem foi motivada pela comemoração da proposta de criação do Dia do/a Residente ter sido bem recebida e encaminhada para o Conselho Universitário (CONSUN).
Dia do Residente
No dia 16 de janeiro de 2024, o Serviço Social do NAE/CSHNB apresentou proposta de criação do Dia do/a Residente à Direção do Campus e à Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC). Conforme a Assistente Social do Campus, Anna Katarine Neiva: “para nossa alegria, além de estarem de acordo, a Praec propôs que esse reconhecimento seja ampliado para todos os Campi da UFPI onde há Residência Universitária”.
Considerando 17 de abril como o dia da publicação do primeiro Estatuto das Residências, essa data será marcada para homenagem a quem tem uma experiência singular no ambiente universitário. Nesse momento, nossa expectativa é pela aprovação no CONSUN!
Para Anna Katarine Neiva, a criação do Dia do/a Residente foi motivada pelo reconhecimento das vivências dos/as residentes, os/as quais têm uma convivência coletiva que exige organização desse público e os/as auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades pessoais, tornando tal experiência relevante para suas vidas e para a sociedade.
A proposta apresentada pelo Serviço Social do NAE sugere, ainda, que, em alusão à data mencionada, haja a promoção de atividade de lazer e/ou cultural.
Residência Universitária (REU)
A Residência Universitária (REU), da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, oferece moradia para estudantes oriundos de outros municípios do Piauí, localizados a pelo menos 50 km do Campus ou de outros estados. Atualmente tem capacidade para atender até 56 estudantes.
Para ingresso é feita uma seleção via SINAE, Sistema Integrado de Apoio a Assistência Estudantil, que ocorre pelo menos um Edital por semestre, divulgado no Portal da UFPI. O processo do edital seleciona estudantes em situação de vulnerabilidade social. Mais informações no e-mail:
Veja mais fotos: