O Livro “Bioprospection of Co-products and Agro-industrial Wastes: A Sustainable Biotechnological Approach”, em tradução livre “Bioprospecção de Coprodutos e Resíduos Agroindustriais: Uma Abordagem Biotecnológica Sustentável” foi editado pelas professoras Joilane Alves Pereira Freire e Stella Regina Arcanjo Medeiros, do Departamento de Nutrição/CSHNB, professora Chistiane Mendes Feitosa, do Departamento de Química/CMPP, da Universidade Federal do Piauí, em parceria com os professores Jailane de Sousa Aquino (UFPB, João Pessoa, Paraíba) e Mahendra Rai pertencente ao Departamento de Biotecnologia da instituição SGB Amravati University, Amravati, Índia, e publicado pela editora Routledge e CRC Press.
Profª Joilane Alves Pereira Freire - UFPI/CSHNB
Profª Stella Regina Arcanjo Medeiros – UFPI/CSHNB
Profª Chistiane Mendes Feitosa - UFPI/CMPP
O livro conta também com a colaboração do Laboratório de Cancerologia Experimental – LabCancer – coordenado pelo Dr. Paulo Michel Pinheiro Ferreira (UFPI) na publicação de alguns capítulos no livro como: Aplicações Biotecnológicas de Farinhas e Subprodutos de Mauritia flexuosa L. Frutos; Indústria do Caju: Produtos, Co-produtos e suas aplicações; Aspectos Toxicológicos Gerais de Toxinas de Alimentos Convencionais e Não Convencionais.
Logomarca do Laboratório
Profª Jailane de Sousa Aquino – UFPB
Prof. Mahendra Rai - SGB Amravati University
Lançada em junho, a obra conta com 18 capítulos e reúne texto de mais de 30 autores, que por mais de dois anos trabalharam na produção e revisão da escrita. O livro apresenta uma discussão sobre os desafios da bioprospecção no Brasil e no mundo para entender os principais avanços e obstáculos do aproveitamento integral dos alimentos, através de uma visão cientifica mostrada nas pesquisas e estudos de uma variedade de autores.
“Muitas partes das plantas alimentícias são descartadas, seja por falta de informação ou preconceito, essas partes normalmente descartadas, como folhas, caules, sementes, cascas e raízes, possuem alto valor nutricional, muitas vezes até maior do que a parte normalmente consumida”, destacam os autores no Prefácio da obra.
A publicação favorece o nome da UFPI no meio da comunidade científica, pois mostra o fortalecimento científico da Universidade e de seus docentes aliados aos objetivos de desenvolvimentos sustentáveis (ODS).
A obra “Bioprospection of Co-products and Agro-industrial Wastes: A Sustainable Biotechnological Approach” já se encontra disponível nas principais plataformas digitais de e-books, inclusive no site Editora Routledge.