Com o intuito de promover a reeducação sonora e assim propiciar um ambiente mais agradável aos leitores da Biblioteca Setorial "José Albano de Macêdo", do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, foi adquirido o IANR- Indicador Autônomo de Níveis de Ruído.
Este dispositivo tem a finalidade de captar o ruído do ambiente e transformá-lo em emissão de luz em escala de cores distintas. Funciona assim: os sensores sonoros medem a partir de decibéis, os ruídos produzidos na Biblioteca. O objetivo do aparelho é controlar o nível de ruído no interior da biblioteca, mantendo o espaço adequado para o estudo.
Sensor instalado no salão de leitura
Conforme a Bibliotecária, Maria José Rodrigues de Castro, são dois aparelhos, um instalado no hall de entrada e outro, no salão de leitura. Os sensores de silêncio medem a intensidade do som no ambiente e, ao ultrapassar o limite de 75 decibéis programado no aparelho, emite um bip sonoro. Além disso, sinais luminosos ficam acesos indicando uma luz verde quando o nível de barulho está dentro do limite, laranja quando ele estiver sendo alcançado; e vermelho, quando o limite for ultrapassado.