Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Estudantes do Curso de Enfermagem do CSHNB desenvolvem projeto na Rádio Cultura FM de Picos

Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 09h25 | Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 10h20

Projeto na Cultura

Estudantes do primeiro período do curso de Enfermagem, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, iniciaram na segunda-feira, dia 19 de junho, na Rádio Cultura FM - 104,3 FM , em Picos- PI, um programa semanal que acontece toda segunda-feira, das 13h às 14h com o tema: Sociedade e Cultura.

A iniciativa é da Professora Ms. Maria de Lourdes Rufino Leal, uma ação da disciplina TÓPICOS EM SOCIOLOGIA E SAÚDE do curso de Enfermagem, que visa: Apresentar e problematizar a relação entre sociologia, sociedade, saúde e doença. Conforme a docente, o objetivo do Projeto é: Ultrapassar os muros da universidade levando, conhecimento, pesquisa, informação e reflexão sobre as condições sociais de vida e saúde.

Projeto na Cultura 4

Docentes (Mailson Fontes e Lourdes Rufino) e Discentes ( Loredana Albuquerque, Jane Mendes e Eduarda da Silva) do curso de Enfermagem do CSHNB.

Para Maria de Lourdes Rufino, o Projeto ”Sociedade e Saúde: Além dos muros da Universidade” contribuirá para maior viabilidade das práticas desenvolvidas pelos docentes e discentes e a importância de levar conhecimento, reflexão e pesquisa, estabelecendo vínculos de conhecimento e proximidade entre as pessoas, famílias e comunidade com o meio acadêmico.

"Acima de tudo o projeto “Sociedade e Saúde: além dos muros da Universidade”, oriundo da cooperação e parceria firmada entre UFPI e FACC (Fundação de Apoio a Comunicação Cristã) de forma conjunta, será uma experiência inovadora que permitirá vivenciar questões comunitárias comunicacionais, educacionais, notadamente voltadas de nossa população", destaca a docente.

Projeto na Cultura 2

Legenda fotos: da esquerda para a direita - Dom Plínio José Luz da Silva (Presidente da FACC); Maria das Dores Rufino Costa (Assessora da FACC) ; Professor Mailson Fontes (Coordenador do Curso de Enfermagem); Maria de Lourdes Rufino Leal (Coordenadora do Projeto); (Alunas do 1º período de Enfermagem)

As ações são voltadas à educação, cidadania e a participação nas práticas de uma comunicação mais compromissada com os serviços que são direito da população da cidade de Picos e região em que vivem, bem como instigar alunas e alunos do curso de enfermagem e demais cursos da Universidade Federal do Piauí através dos conhecimentos das vivências acadêmicas, partilhando saberes que vem no dia a dia da sala de aula.

Projeto na Cultura 5

Equipe do projeto da UFPI/CSHNB e Daniel Jorge (Diretor de Programação da emissora de Rádio).

Durante essa primeira etapa do programa a equipe irá trabalhar temas relevantes para a sociedade e formação do nosso educando como: LIXO: UMA AMEAÇA PARA A SAÚDE; AGUÁ, COMBUSTÍVEL PARA UMA BOA SAÚDE: Como deve ser tratada e usada? SUS, DIREITO DE SAÚDE PARA TODOS; ALIMENTAÇÃO: DIREITO À COMIDA; POLUIÇAO SONORA COMO AFETA NOSSA SAÚDE? VACINA UM DIREITO QUE SALVA VIDAS; VELHICE SAUDAVEL: COMO NOSSA CIDADE TEM PENSADO ESSA QUESTÃO?