Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Memórias da educação picoense são apresentadas em exposição no Campus da UFPI em Picos

Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 10h57 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2023, 11h51

IMG-20230302-WA0030.jpg

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, sediou na segunda-feira, dia 27 de fevereiro, o evento denominado “Memórias Doces da Educação na Capital do Mel”. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido pelos acadêmicos de Letras (UFPI/CSHNB), dentro da disciplina de História da Educação, ministrada pela Professora Tamires Veloso.

Elementos importantes da história das escolas e instituições pesquisadas foram apresentados em uma feira de exposição no Pátio Central do Campus. O encontro contou com uma programação cultural, artística com convidados especiais que adoçaram o evento declamando poesias: poeta e professor Egito Barros, poeta Vilebaldo Rocha e Carlos Eugênio Rêgo. Além do cantor Melqui Brito.

IMG-20230302-WA0029.jpg

Show especial com o cantor picoense Melqui Brito

IMG-20230302-WA0033.jpg

Poeta e professor Egito Barros declamando poesias

Segundo a professora Tamires Veloso, o objetivo da atividade proposta foi promover o resgate das memórias sobre a educação na "Capital do Mel" a partir da história de instituições escolares em Picos - Piauí.

"O evento é resultado de pesquisas realizadas pelos acadêmicos do 2°, 4° e 6° período de Letras na disciplina de história da educação. O mesmo apresentou para sociedade acadêmica e picoense, um resgate de memórias da educação de Picos a partir da história de 12 instituições escolares", explicou a docente.

IMG-20230302-WA0043.jpgMesa de abertura do evento IMG-20230302-WA0034.jpg

Professora Tamires Veloso e os Poetas Vilebaldo Rocha e Carlos Eugênio Rêgo

Para Oliveira Mendes da Silva Júnior, aluno do 2º período de Letras, o evento foi de suma importância para o seu desenvolvimento como profissional de educação.

"É muito importante conhecermos a origem das nossas instituições, ou inicio da educação picoense. Estudamos várias escolas. Não foram todos, mas foram muitas, instituições públicas de ensinos: fundamental e médio; instituições privadas: fundamental, médio e infantil; Universidades públicas: Estadual, Federal, o IFPI (antigo Cefet) e com o estudo de todas essas escolas foi possível compreender sobre a origem e o desenvolvimento da nossa cidade de Picos”, informa o discente.

IMG-20230302-WA0042.jpgExposição no Pátio Central

Oliveira Mendes explicou que para a realização do trabalho as turmas estiveram no Museu Ozildo Albano, em Picos, e em seguida foram separadas em 12 grupos que visitaram instituições diferentes. Foram meses de pesquisas de estudos de campo e bibliográfica.

“Esse estudo da história faz com que nos espiremos a ser melhores como professores, como seres humanos para desempenhar melhor a nossa função como educadores sociais. Contamos com o apoio da Direção, da nossa Coordenação. Avalio como bem sucedido o nosso evento. Alcançamos os nossos objetivos. Os alunos do Campus visitaram a nossa exposição, ouviram no evento o que tínhamos a falar sobre cada instituição”, ressaltou.

IMG-20230302-WA0048.jpgResultados das pesquisas foram expostos em Banners

Camila Vieira, do 4º período de Letras, classificou a proposta feita pela professora Tamires Veloso para a turma como uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre a educação picoense.

"Foi um grande desafio, porque foram 12 escolas, as mais antigas da cidade de Picos para serem analisadas e estudadas por nós. Mas com o empenho dos alunos e da professora conseguimos chegar ao ponto central do projeto, que é resgatar o percurso que a educação picoense teve; fazer uma homenagem para as pessoas que foram importantes para tal feito”, explicou a discente..

Camila Vieira destaca que foi maravilhoso ser uma das integrantes do evento, "tanto eu como a minha equipe, como todos os alunos em geral, aprendemos muito ao realizar a pesquisa, porque descobrimos coisas extremamente importantes sobre a educação picoense e sobre o contexto histórico em que as escolas estavam quando foram inauguradas”, destacou a discente.

IMG-20230302-WA0027.jpg

Lembrancinhas doces

Conforme, Ruthe Hellem , do 4º período do curso de Letras, “o evento, foi de grande importância tanto histórica como educacional, já que proporcionou a diversas pessoas, tanto da comunidade acadêmica, quanto da população picoense, conhecer mais sobre a história da educação de Picos, como também poder vivenciar e resgatar essas memórias”.

Ruthe Hellem relatou satisfação em participar do projeto. “Ter tido a participação nesse projeto foi algo gratificante e muito doce, já que por meio dele, teve-se a oportunidade de relembrarmos e descobrirmos mais sobre a nossa cidade, principalmente no âmbito educacional, em que podemos ver toda a participação, importância e influência, que todas as escolas tiveram e têm, durante todo o decorrer da história da capital do mel, estando presente na trajetória de cada cidadão. E só de ter feito história e contribuído para que mais pessoas tenham acesso a essa pesquisa e possam saber mais sobre a cidade onde moram é recompensador”, finalizou a discente.

Confira mais fotos:

IMG-20230302-WA0045.jpg