Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Feira apresenta jogos matemáticos desenvolvidos por alunos do Campus de Picos da UFPI

Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 16h02

IMG-20230223-WA0056.jpg

Com objetivo de demonstrar metodologias para o ensino, além de articular conhecimentos matemáticos e pedagógicos entre teoria e prática, estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, realizaram na quinta-feira, dia 24 de fevereiro, a Feira de Jogos Matemáticos.

A atividade realizada no Pátio Central do Campus, foi coordenada pela professora Tamires Veloso. Segundo a docente, através da Feira os alunos demonstraram possibilidades de se trabalhar um conteúdo e fazer a avaliação da aprendizagem desse conteúdo para além da prova escrita tradicional.

“Ao longo das disciplinas trabalhamos diferentes possibilidades de procedimentos e instrumentos avaliativos, e um deles culminou no desenvolvimento dos jogos. A proposta inicial foi que eles escolhessem um conteúdo específico da matemática e elaborassem uma atividade escrita, a produção e desenvolvimento dos jogos, mostrando ser possível trabalhar a avaliação de um conteúdo de diferentes formas”, explicou Tamires Veloso.

IMG-20230223-WA0058.jpg

A Feira aconteceu no Pátio Central do CSHNB

Segundo a docente, “A feira foi muita positiva, cada um trouxe muita criatividade e inovação na sua proposta do jogo, despertando curiosidade e participação dos que passavam no pátio da UFPI, uma forma divertida e interativa de desenvolver a aprendizagem de Matemática, foi um sucesso!”, ressalta Tamires Veloso.

IMG-20230223-WA0059.jpg

Imagens dos jogos produzidos pelos alunos

Para Jaelson Carvalho Moura, estudante do 4º período do curso de Matemática no CSHNB, esse tipo de ação contribui para o ensino e a aprendizagem. “Tem uma vasta importância a realização de eventos como este, visto que muitos alunos se assustam com a disciplina de matemática. Trazer conhecimentos matemáticos em jogos, faz com que o conteúdo seja repassado de forma leve, assim como mostra aplicações práticas do que se aprende na teoria, possibilitando também outras formas do aluno se expressar.

IMG-20230223-WA0061.jpg

Exposição de jogos matemáticos

Jaelson Carvalho explicou sobre o jogo que expôs durante a Feira. “Eu chamei o jogo que produzi de "Batalha Polar". Baseado em uma batalha naval tradicional, mas trabalhando a capacidade do aluno de localizar pontos a partir de ângulos e rotações. O evento foi muito divertido e proveitoso. Foi um momento não só de descontração, mas de compartilhamento de ideias entre nós alunos, futuros professores. Tudo isso facilita o aprendizado e o torna significativo”, finalizou o discente.